Opinião

Tito Larcher (V)

14 jun 2018 00:00

O espaço aqui é pouco mas é irresistível fazer um pequeno enquadramento deste, mais um, episódio caricato.

tito-larcher-v-8809

Continuam hoje as pícaras aventuras de Tito Larcher (TL) inventor do Arquivo, da Biblioteca e do Museu de Leiria, que celebra este ano o seu centenário, numa luta inspiradora, solitária e inflexível, na defesa do património cultural do nosso território.

TL, que desfia desafios e agravos numa longa entrevista ao Jornal de Leiria de há 100 anos que nos tem servido de fio condutor a este folhetim, narra as suas aventuras por Lisboa, onde se tinha deslocado a pretexto da sua tomada posse no cargo de diretor do Museu.

O espaço aqui é pouco mas é irresistível fazer um pequeno enquadramento deste, mais um, episódio caricato.

A Comissão Executiva da Câmara Municipal Leiria apreciou o pedido de apoio de TL: “(...) pedindo que lhe fosse abonada a quantia de 20 escudos para poder ir tomar posse a Lisboa do cargo de Director-Conservador, para que foi nomeado por despacho de 10 do mesmo mês. – A Comissão deliberou só conceder para aquele fim a quantia de 10 escudos.” (Ata de 07. 02. 1918)

E um mês de

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ