Abertura
Feira de Pataias, o ponto de encontro domingueiro há mais de 80 anos
Frango assado, repolhos, velharias e atoalhados, de tudo se encontra na icónica feira semanal de Pataias. A cada domingo, repetem-se as compras, os almoços e os dedos de prosa com velhos amigos
A chegada à feira de Pataias antecipa sempre grande reboliço. À entrada, formam-se filas de carros, autocarros, “papa-reformas”, gente nova e menos nova fura o trânsito a pé e de bicicleta. Cruzam-se grupos de ciclistas e de motociclistas, colhem-se assinaturas para petições, donativos para travar doenças, moedas para pensos ou para o Borda D’Água.
E no recinto, ainda cedo, pelas 10 da manhã, é já forte o aroma a frango assado, que convida os famintos madrugadores a sentar nos restaurantes. Às modestas mesas de plástico chegam ricos pratos de frango assado no churrasco, morcelas ou bifanas, toda a variedade de sumos, colas, cervejas e os clássicos copos de três.
Simpática, uma menina abeira-se de um grupo de rapazes, pronta a anotar os pedidos. Depois de uma breve conferência, a decisão recai sobre quatro frangos com molho picante e 12 pães. “Vão desejar salada?”, pergunta a rapariga. E a resposta sai quase em coro: “Não. Cerveja para todos”.
Vestidos a rigor, os homens trazem casacos a combinar. “Apanhados por elas”, lê-se na indumentária deste grupo motard vindo da Bidoeira de Cima. “É que a salada estraga a nossa dieta mediterrânica”, justifica João Soares em tom de brincadeira. É de resto pela alegria da feira, pelos comes e bebes que os amigos passam por Pataias.“Ficamos uma hora ou duas e
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.