Sociedade

PSP, Centro Nacional de Cibersegurança e a Airbnb alertam para fraudes com alojamentos de Verão

8 jun 2025 12:00

Desconfie de ofertas demasiado baratas ou pedidos de depósitos avultados

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As férias de Verão aproximam-se e com elas as reservas de alojamento para a pausa do trabalho e um período de descanso.

A Polícia de Segurança Pública, o Centro Nacional de Cibersegurança e a Airbnb reforçam alerta contra fraudes, nomeadamente com a reserva de alojamento de férias.

Numa nota de imprensa conjunta, as entidades advertem para os anúncios falsos, sites fraudulentos, chamadas telefónicas ou até publicações em redes sociais.“Para ajudar a manter os viajantes seguros no ciberespaço, a Airbnb uniu-se à PSP e ao Centro Nacional de Cibersegurança para partilhar conselhos, apelando, ao mesmo tempo, a uma maior vigilância e à utilização de plataformas seguras e de confiança.

Assim, aconselha-se a não clicar em links inesperados. “Links e anexos fraudulentos em e-mails ou mensagens de texto podem redirecionar para sites que imitam páginas legítimas, mas que são desenhados para obter dados pessoais, como palavras passe ou números de cartão de crédito.”

Utilize sempre plataformas reconhecidas, como a aplicação da Airbnb ou aceda diretamente ao site para garantir que está numa página oficial.

Denuncie sempre qualquer suspeita de burla. O site do Centro Nacional de Cibersegurança também disponibiliza informação orientadora para saber o que fazer em caso de incidente de cibersegurança.

Desconfie de ofertas demasiado baratas ou pedidos de depósitos avultados, assim como de pressão para decidir rapidamente.

Nunca pague férias ou alojamentos por transferência bancária directa. A Airbnb protege os seus hóspedes através de uma plataforma segura, que centraliza todas as comunicações e pagamentos.

Utilize apenas plataformas de confiança para reservar, pagar e comunicar. Na Airbnb, todas as reservas incluem a cobertura AirCover, ou seja, se surgir um problema grave que o anfitrião não consiga resolver, a Airbnb ajudará a encontrar uma alternativa ou reembolsará o valor pago.

Utilize palavras-passe diferentes para cada conta e active a autenticação de dois ou múltiplos factores.

Sérgio Soares, porta-voz da PSP, aconselha “todo o viajante a ter mais cuidado ao fazer as suas reservas”. “Torna-se cada vez mais importante que esteja alerta e seja cauteloso nas suas decisões, solicitando informações e partilhando dúvidas que possam surgir com pessoas da sua confiança, pois à medida que mais pessoas tomam conhecimento das burlas, os burlões tornam-se cada vez menos bem-sucedidos”, sublinha.

O sub-intendente avisa que se suspeitar que está a ser vítima de burla, “guarde todas as trocas de comunicações (números de contacto, mensagens, emails, fotos, recibos de pagamento, capturas de ecrã ou quaisquer detalhes de contacto relevantes), e denuncie de imediato o crime à PSP”.

Lino Santos, coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança, revela que este organismo “disponibiliza no seu site recursos de sensibilização, entre os quais cursos online gratuitos, que ajudam a que, mesmo em férias, possa estar ciberseguros”.