Sociedade

PJ de Leiria põe fim a organização criminosa das burlas “Olá pai, Olá mãe” e “Job Scam"

4 abr 2025 13:32

Foram constituídos dois arguidos, um homem de 21 anos e uma mulher de 31, encontrando-se o terceiro suspeito em parte incerta.

pj-de-leiria-poe-fim-a-organizacao-criminosa-das-burlas-ola-pai-ola-mae-e-job-scam

O Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária de Leiria desmantelou uma organização criminosa que se dedicava de forma reiterada ao cometimento de burlas, vulgarmente conhecidas por “Olá pai, Olá mãe” e “Job Scam”, cujos suspeitos "viviam desafogadamente e exclusivamente desta actividade ilícita".

Foram constituídos dois arguidos, um homem de 21 anos e uma mulher de 31, encontrando-se o terceiro suspeito em parte incerta.

Segundo um comunicado, nas buscas realizadas à residência e empresa dos suspeitos, localizadas na área de Lisboa, foram apreendidos seis SMS GATEWAYS, que operavam simultaneamente com 224 cartões SIM, equipamentos informáticos, telemóveis e cerca de 13 mil cartões SIM, de várias operadoras nacionais e europeias, utilizados para a prática das burlas com recurso a tecnologia informática.

Os SMS GATEWAYS aprendidos permitiam remeter mensagens de forma massiva e terão lesado um número indeterminado de vítimas, presumivelmente na ordem dos milhares.

Na burla “Olá pai/Olá mãe”, os suspeitos fazem-se passar por filhos ou familiares próximos das vítimas e, através de um novo número de telemóvel, contactam a pessoa, com o argumento de que o seu telemóvel foi perdido ou avariado e pedem uma determinada quantia com urgência, justificando que estão sem acesso à sua aplicação bancária.

Já na burla "Job Scam" (fraudes de emprego), os criminosos aliciam as vítimas com ofertas de trabalho que prometem altos rendimentos, passando-se, muitas vezes, por responsáveis dos recursos humanos de empresas que operam no mercado. Pedem dados pessoais ou um valor de investimento inicial, que terá alegadamente retorno.

Veja Também