Sociedade

Óbidos é o 5.º município do País com maior equilíbrio orçamental

13 jan 2025 18:35

Autarquia diz que quer continuar a desenvolver o território "sem deixar ninguém para trás"

obidos-e-o-5o-municipio-do-pais-com-maior-equilibrio-orcamental
Vila de Óbidos
DR

No discurso da sessão solene do Feriado Municipal de Óbidos, que decorreu sábado, dia 11, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o presidente da autarquia, Filipe Daniel, sublinhou que o seu município “tem sido um dos poucos concelhos da região a crescer demograficamente, ao mesmo tempo em que apresenta contas certas”.

Recordando que, apenas em 2011, Óbidos ocupava o 75.º lugar a nível nacional no que diz respeito ao equilíbrio financeiro dos municípios de pequena dimensão, e que, em 2022, era 12.º, anunciou que, em 2024, conseguiu alcançar o 3.º lugar a nível nacional e lidera o ranking absoluto do distrito de Leiria em 2023.

O equilíbrio financeiro coloca o município como o 5.º do País com maior equilíbrio orçamental.

"O trabalho deste e dos anteriores executivos permitiu que assim fosse. Estes resultados devem orgulhar-nos a todos", afirmou, sublinhando que a posição é um "acréscimo de responsabilidade para o presente e futuro".

Celebrar o feriado municipal, disse, é "uma oportunidade para projectarmos o futuro, afirmando o compromisso colectivo de continuar a construir um concelho de Óbidos próspero, sustentável e inclusivo”.

Medidas como a renovação do plano Óbidos + Saúde ou a atribuição de um prémio de 500 euros por aluno que “termine o 12.º ano de escolaridade e ingresse no ensino superior independentemente da condição financeira” também mereceram referência no discurso.

“Em breve será assinado um protocolo com a Unidade Local de Saúde do Oeste, no âmbito do Programa Telemonitorização eSaúde - Óbidos, que tem como meta a implementação de soluções digitais e a modernização dos cuidados de saúde no concelho, disponibilizando equipamentos com a função SOS, sinalização de quedas."

FIlipe Daniel anunciou a conclusão do estudo preliminar para a requalificação do Aqueduto da Usseira, o início dos trabalhos de desflorestação da cidade romana de Eburobrittium e a mudança da iluminação do Castelo de Óbidos, com recurso a LED, “o que significará mais sustentabilidade a um menor custo”.

As comemorações do Feriado Municipal de Óbidos prosseguem até ao final do mês, com mais de uma dezena de iniciativas.