Sociedade

Óbidos faz parte das "Best Tourism Villages 2024" da ONU

16 nov 2024 18:00

Prémio foi entregue na Colômbia

obidos-faz-parte-das-best-tourism-villages-2024-da-onu
Vila medieval de Óbidos
Fotografia: Jacinto Silva Duro

Óbidos foi reconhecida pela ONU Turismo com o galardão “Best Tourism Villages 2024”, entre 260 destinos de mais de meia centena de países.

A concessão do título foi realizada na 27.ª sessão da Assembleia Geral da antiga Organização Mundial do Turismo (OMT), que termina esta sexta-feira, em Cartagena das Índias (Colômbia).

A 4.ª edição deste prémio valoriza o turismo como força positiva para o desenvolvimento rural e o bem-estar das comunidades, com o intuito de valorizar e preservar as aldeias de cariz rural e promover estratégias inovadoras alinhadas com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Além de Óbidos, classificada como “museu vivo de história e arquitectura” na cerimónia, apenas uma outra localidade portuguesa mereceu, este ano, a distinção: a cidade de Santa Cruz da Graciosa, nos Açores. 

Presente na entrega do galardão, na Colômbia, o presidente do Município de Óbidos não escondeu o orgulho pela distinção obtida pela vila.

“Esta distinção é o reconhecimento claro de que estamos comprometidos com a defesa da nossa identidade e património histórico, sendo mais um motivo de orgulho para os obidenses e para todos aqueles que têm trabalhado no sentido de preservar a identidade de Óbidos como um destino singular e uma referência internacional no turismo sustentável”, salientou Filipe Daniel.

O presidente da Câmara salienta ainda, em comunicado emitido pela autarquia, que a chancela da UN Tourism representa um “acréscimo de responsabilidade para a autarquia, mas também para os operadores privados que têm intervenção no território”, garantindo “empenho total na preservação histórica” da vila. “Temos em curso vários projetos inovadores que vão valorizar o concelho e o setor do turismo, que, como sabemos, tem uma importância crescente na economia local e nacional. Queremos continuar a surpreender os muitos milhares de visitantes que chegam a Óbidos todos os dias e acreditamos estar no caminho certo para a conseguir”, sublinha o autarca.

Este ano, mais de seis dezenas de destinos turísticos nacionais concorreram ao galardão agora obtido por Óbidos e é válido por três anos, podendo ser alvo de uma nova candidatura.

A baixa densidade populacional, com um máximo de 15.000 habitantes, estar situada num cenário com presença significativa de atividades tradicionais como agricultura, silvicultura, pecuária ou pesca, e partilhar valores e estilo de vida comunitários estão entre os requisitos para participar neste concurso.

Óbidos ostenta, além do “selo” de Melhor Aldeia Turística da UN Tourism, a chancela de Vila Literária da Unesco, obtido em 2015, tendo sido eleita, em 2007, como uma das 7 Maravilhas de Portugal, entre outras distinções.