Sociedade

Misericórdia de Fátima-Ourém garante apoio para projecto

29 set 2025 17:27

74% do projecto foi financiado pela União Europeia

misericordia-de-fatima-ourem-garante-apoio-para-projecto
As actividades são adaptadas a cada utente
Imagem retirada de vídeo SCM Fátima-Ourém

A Misericórdia de Fátima-Ourém acaba de ver aprovada a candidatura ao Programa Inovação Social, que lhe permite dar continuidade ao projecto EMMILEA 2.0 (Equipa Móvel Multidisciplinar de Intervenção Local Especializada e de Autoajuda), que leva apoio terapêutico, psicológico e social a casa de dezenas de utentes, com o objectivo de adiar a institucionalização de pessoas acamadas e/ou com demência.

Em causa está um investimento de 379.631 euros, dos quais 281.436 serão financiados pela União Europeia, que garantirá o projecto até Fevereiro 2028 e permitirá à equipa “expandir a sua actuação e continuar a melhorar a qualidade de vida dos utentes”.

Em comunicado, a instituição explica que o projecto, iniciado em 2022, funciona como “uma alternativa inovadora ao Serviço de Apoio Domiciliário tradicional, oferecendo um modelo multidisciplinar de intervenção directamente no domicílio".

É assegurado por uma equipa multidisciplinar, constituída por uma técnica de serviço social, psicóloga, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e musicoterapeuta, que, em conjunto, oferecem cuidados “personalizados e individualizados” aos utentes.