Sociedade
Ascensor do Castelo de Ourém aguarda autorização da CCDR
Estudo prévio, aprovado em Junho, aponta para um prazo de execução de 18 meses e um investimento a rondar 1,7 milhões de euros

O projecto do acesso mecânico ao Castelo de Ourém e da estabilização da encosta junto à sede da Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias continua a aguardar autorização da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo.
A informação foi avançada pelo presidente da câmara, Luís Albuquerque, durante a última sessão da Assembleia Municipal, em resposta a um pedido de esclarecimentos de Mónica Faria, eleita pelo PSD. O autarca assumiu que o projecto tem sofrido atrasos, devido à necessidade de parecer da CCDR, já que a zona a intervir está classificada como Reserva Ecológica Nacional (REN).
“Estamos a aguardar que essas autorizações possam ser concedidas para finalizar o projecto de execução e lançar a obra, que queremos avançar o mais rapidamente possível”, avançou Luís Albuquerque, que se tem referido a este como um projecto “muito importante”, já que permitirá ultrapassar um dos obstáculos à visitação do Castelo e da vila medieval e que se prende com a dificuldade de acesso.
O estudo prévio, aprovado em Junho, aponta para um prazo de execução de 18 meses e um investimento a rondar 1,7 milhões de euros, valor que inclui a obra do ascensor e a estabilização da encosta.