Editorial
Leiria a dar que falar
O presidente da autarquia leiriense talvez pudesse ter evitado beliscar o mérito da campanha de promoção turística
O conceito pode ser discutível, mas do ponto de vista de criação e consolidação de uma marca está inegavelmente bem agarrado. E serviu de base a toda uma estratégia de comunicação trabalhada, de forma multidisciplinar, para dar mais força e sentido ao facto de Leiria ter sido o município convidado na mais recente edição da antiga Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), agora designada de Better Tourism Lisbon Travel Market.
A Câmara Municipal e a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria investiram forte na promoção do concelho e da região, assumindo como objectivo estratégico a afirmação do nosso território como “um destino turístico de referência”.
Leiria, em particular, apostou no rebranding da marca #Leiria não existe (que assegura ter feito enorme sucesso na edição da BTL do ano passado) e acrescentou-lhe personalização. Adicionou-lhe desafio e convite, com o novo slogan: #Leiria não existe… sem ti.
Como referíamos no início do texto, o conceito pode ser questionável, mas tem um forte sentido de marca. Pelo efeito diferenciador que a morcela de arroz, o leitão da Boa Vista ou a Brisa do Lis ainda não conseguiram, pelo menos, até agora; pela criatividade e sentido de inovação demonstrados na campanha de reposicionamento da marca Leiria.
Porém, numa semana em que foi divulgado o ranking das câmaras municipais com maior índice de transparência – onde Leiria ocupa o 2.º lugar entre as capitais de distrito e o 5.º lugar entre as maiores cidades do País – o presidente da autarquia leiriense, Gonçalo Lopes, talvez pudesse ter evitado beliscar o mérito da campanha de promoção turística, abstendo-se de colocar informações menos transparentes nas redes sociais sobre a mesma.
Numa mensagem difundida esta terça-feira, o autarca diz o seguinte: “A campanha #Leirianaoexistesemti continua a dar que falar. Desta vez foi o programa Imagens de Marca, da SIC Notícias, a dedicar uma reportagem à nossa estratégia de marketing. Mais uma prova de que esta foi uma aposta ganha na promoção do nosso território”.
Só não diz que esta ‘reportagem’ foi contratada, sob a forma de “prestação de serviços de promoção da marca Leiria”, por uns simpáticos 7.500 euros.