Desporto
União de Leiria apresenta novo emblema
O clube unionista anunciou hoje a entrada numa "nova era", com "imensas novidades em várias frentes"
A União de Leiria (UDL) anunciou hoje um novo emblema, uma decisão que marca o arranque de “uma nova era” no clube.
Em comunicado de imprensa, o clube unionista afirma que entra agora numa nova fase, com “imensas novidades em várias frentes”, sendo esta a primeira medida.
Sem adiantar que novidades virão pela frente, a UDL justifica a mudança de emblema pela “vontade expressa pelos sócios em assembleia geral”, onde “optaram por uma evolução mantendo no emblema os elementos registados nos estatutos, em detrimento de uma mudança disruptiva”.
Recorde-se que, a 13 de Junho de 2024, os sócios foram convocados para uma reunião extraordinária da Assembleia Geral, com dois pontos na ordem de trabalhos: a alteração do artigo 5.º dos estatutos, relacionado com os símbolos do clube, e a votação da proposta de alteração do emblema.
Em cima da mesa estavam três propostas que rompiam com a imagem até agora assumida, todas elas chumbadas pelos sócios, numa reunião que foi considerada “das mais participadas de sempre”.
Mantendo as normas então estabelecidas pelos regulamentos no que concerne aos símbolos do emblema, que não foram alteradas em Assembleia Geral, a União de Leiria – Futebol SAD apresentou hoje um novo emblema que “segue a tendência registada ao longo da história nos maiores clubes nacionais e internacionais”.
Em comunicado de imprensa, que também pode ser lido no site da União de Leiria, é explicado que o novo emblema coloca de forma “bem visível” o nome do clube, sendo este factor “um dos principais motivos da mudança”.
Ao incluir o castelo de Leiria e a flor do Lis, esta nova escolha incorpora uma coroa em homenagem ao rei D. Dinis e, “fazendo jus ao nome União de Leiria”, o emblema apresenta 16 estrelas a representar todos os concelhos do distrito.
As cores branco, azul e vermelho são mantidas, às quais se acrescenta o dourado, que representa as “bodas de ouro que o clube já celebrou”, mas também “as páginas douradas que se têm escrito e se pretendem alcançar” no futuro.
Esta alteração já está a ser alvo de críticas nas redes sociais.