Sociedade

ULS da Região de Leiria entregou viaturas a Pombal para cuidados de saúde domiciliários e transporte de profissionais de saúde

8 fev 2025 18:00

Município de Marinha Grande também entregou veículos ao centro de saúde do concelho

uls-da-regiao-de-leiria-entregou-viaturas-a-pombal-para-cuidados-de-saude-domiciliarios-e-transporte-de-profissionais-de-saude
.
CM Pombal

O município de Pombal anunciou que o presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria formalizou a entrega de três viaturas à autarquia, no âmbito da transferência de competências no domínio da Saúde, e destinadas aos cuidados de saúde domiciliários e transporte de profissionais de saúde.

A cerimónia aconteceu na quarta-feira, dia 5, junto ao Centro de Saúde de Pombal.

As viaturas eléctricas resultam de uma candidatura promovida pela (extinta) Administração Regional de Saúde do Centro, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência e, segundo nota da autarquia, o presidente da Câmara Municipal de Pombal "enalteceu a importância das novas viaturas para a melhoria das condições de deslocação dos profissionais dos cuidados de saúde primários aos domicílios".

“Aquilo que nós fazemos é criar condições para que todos os médicos, enfermeiros e técnicos, prestem da melhor forma os cuidados à comunidade”, afirmou Pedro Pimpão.

As novas viaturas, que ficarão ao serviço das diversas unidades funcionais do Centro de Saúde de Pombal, contribuirão para a redução substancial dos custos assumidos pelo município com o serviço de táxi na deslocação dos profissionais de saúde, no âmbito dos tratamentos domiciliários, que só em 2024 rondaram os 100 mil euros.

 

Município da Marinha Grande entrega viaturas ao centro de saúde 

O Município da Marinha Grande entregou duas viaturas eléctricas ao centro de saúde, destinadas a assegurar uma melhor eficácia na cobertura e acessibilidade aos cuidados de saúde primários, financiadas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, considera que as duas novas viaturas vão permitir “incrementar o acesso aos cuidados domiciliários e melhorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde”. Citado numa nota de imprensa, o presidente faz um balanço positivo dos dois anos de transferência de competências da saúde para o Município, registando “um saldo qualitativo, sobretudo devido ao reforço de profissionais nas várias unidades de saúde do concelho”.

Aurélio Ferreira acrescenta que “o Município tem procurado ser um parceiro da ULS, na certeza de que é necessário criar condições para que os médicos possam aqui trabalhar, fixar e viver com qualidade de vida”.

No mesmo comunicado, o presidente da ULS da Região de Leiria, Manuel Carvalho, enalteceu o trabalho que tem sido desenvolvido pelo centro de saúde, “com equipas jovens e dinâmicas”, demonstrando empenho em “criar condições para que os médicos possam reforçar as equipas, numa parceria de complementaridade que visa tratar dos nossos concidadãos”.

A aquisição de viaturas 100% eléctricas para afectação aos cuidados de saúde primários, ao abrigo do PRR, está a ser tramitada pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, por mandato administrativo da Administração Regional da Saúde do Centro, destinadas aos municípios.

Com as duas novas viaturas eléctricas são já sete os veículos que a câmara municipal tem afectos ao Centro de Saúde da Marinha Grande.