Saúde

Trinta e quatro médicos integram internato na Unidade Local de Saúde do Oeste

6 jan 2025 14:26

Hospital de Caldas da Rainha e no Centro de Saúde de Torres Vedras

trinta-e-quatro-medicos-integram-internato-na-unidade-local-de-saude-do-oeste

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste acolheu um total de 34 médicos internos, que integram elegeram este território para completarem o seu processo de formação médica.

Os médicos internos foram acolhidos no Hospital de Caldas da Rainha e no Centro de Saúde de Torres Vedras, em sessões que contaram com a presença da presidente do conselho de administração, director clínico para a área dos cuidados de saúde primários, directora do Internato Médico Hospitalar e directoras do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar, que lhes deram as boas-vindas, refere uma nota de imprensa.

Dos 34 médicos internos que integram a ULS do Oeste, 19 são da Formação Geral e 15 da formação especializada nas especialidades de Cirurgia Geral (2), Ginecologia/Obstetrícia (1), Medicina Interna (2), Medicina Geral e Familiar (5), Ortopedia (1), Pediatria (2), Pneumologia (1) e Psiquiatria (1).

A ULS realça o facto desta unidade hospitalar receber pela primeira vez um médico interno na especialidade de Psiquiatria.

"O conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Oeste deseja as maiores felicidades pessoais e profissionais aos 34 novos médicos nesta nova etapa formativa, e conta com o contributo de todos no crescimento e modernização da Instituição, assim como na valorização da vertente humana nos cuidados prestados aos Utentes da região Oeste", refere o comunicado.

O internato médico realiza-se após a licenciatura/mestrado integrado em Medicina e corresponde a um processo de formação médica especializada, teórica e prática, que tem como objectivo habilitar o médico ao exercício tecnicamente diferenciado na respetiva área de especialização.

No primeiro ano, designado por formação geral, os médicos passam pelos serviços hospitalares de medicina interna, pediatria e cirurgia geral e pelos Cuidados de Saúde Primários - Medicina Geral e Familiar e Saúde Pública.

No que respeita à Formação Especializada, pode ter a duração de 4 a 6 anos, dependo da área de especialidade.

A Unidade Local de Saúde do Oeste agrega numa única entidade o Centro Hospitalar do Oeste, o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul. A ULS do Oeste iniciou o seu funcionamento no dia 1 de Janeiro de 2024 e integra os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche (ACES Oeste Norte), Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Sobral Monte Agraço (ACES Oeste Sul).