Economia
Think Conference quer pôr empreendedores a pensar
Evento realiza-se em Leiria nos dias 18 e 19 de Junho
Chama-seThink Conference e ambiciona ser o maior evento de marketing adigital já realizado em Portugal. Organizado pela Get Digital, terá lugar em Leiria nos dias 18 e 19 de Junho, no Teatro José Lúcio da Silva.
O evento de marketing digital acontecerá em Leiria e foi pensado para um público transversal que pretende aprender a empreender e a conhecer como se faz e o que se faz no mundo digital dos negócios.
Entre os inscritos, há directores de empresas, directores de marketing, directores e administradores gerais de firmas e há também curiosos. “Temos participantes que vêm de organizações como a NOS, a Freemantle Media, Farfetch e de outras empresas grandes. Quem quiser aprender o que se anda a fazer no mundo empresarial digital e qual a importância do digital e do empreendimento neste meio não pode perder a Think Conference.
Queremos colocar as pessoas a pensar no empreendedorismo – daí o nome Think [Pensar]”, esclarece Paulo Faustino que, em conjunto com Regina Santana, organiza este evento, através da empresa Get Digital, de Leiria.
A conferência tem como objectivo juntar os melhores empreendedores e especialistas nacionais nas áreas do Empreendedorismo Digital, Marketing Digital, Social Media e empreendedores de sucesso, responsáveis de startups avaliadas em milhões de euros, youtubers e profissionais do meio digital.
A organização espera casa cheia, ao longo dos mais de dois dias de evento, ou seja, um pouco mais de 700 conferencistas. O painel de oradores, assegura Regina Santana, conta com “os melhores que poderíamos ter em Portugal. Há representantes da Google, Chic-by-Choice, Uniplaces, Farfetch, Fixeads, La Redoute, Paypal, Uber, inCentea, Zomato, InvoiceXpress, E-Goi, Up to Start, Odisseias, entre outras… Teremos os melhores exemplos demarketingfeito em ambiente digital.” Tim Vieira, conhecido do público pela sua participação no Shark Tank, também estará presente para abordar o empreendedorismo e o investimento em Portugal e foi o primeiro a aceitar o convite.
“Nunca vi todos estes oradores juntos numa conferência e é uma óptima oportunidade de aprender com estas pessoas e aprender o que elas andam a fazer no digital, a sua importância: como conseguir dinheiro para uma startup e a importância dos investimentos”, sublinha Paulo Faustino.
O evento de empreendedorismo e marketing digital era uma ideia que há já algum tempo habitava as cabeças de Paulo Faustino e Regina Santana. Os responsáveis pela Get Digital conta com uma vasta experiência de organização de conferências no Brasil, nomeadamente o Afiliados Brasil, maior evento de “afiliados” daquele país. Contudo, o conceito aplicado em terras de Vera Cruz pareceu-lhes que não seria exequível do lado de cá do Atlântico, devido à falta de “massa crítica” e de gente a trabalhar na área mais técnica da identidade e redes sociais.
“Daí surgiu a ideia de uma conferência mais ligada ao empreendedorismo, às startupse negócios digitais. O desafio de tentar organizar um evento desta natureza em Leiria”, recorda Paulo Faustino, foi lançado e “choveram elogios” por a empresa estar a arriscar a organização do evento fora de Lisboa. A Microsoft vai estar presente para apoiar até 100 startups com o programa Microsoft Biz Spark, através do qual a empresa norte-americana faz um investimento ao nível do software, consultoria e apoios diversos até 120 mil dólares. Além disso, patrocinadores como a WebHS vão oferecer domínios e alojamentos de site, criando soluções para o início de um negócio de sucesso, no seguimento da Think Conference.
Negócios online: a revolução presente
“Costuma fazer-se passar a ideia de que Portugal é muito em preendedor e que as pessoas são muito activas, mas a verdade é que o País tem as taxas de empreendedorismo mais baixas da Europa. Quando a crise nos atacou mais a sério, começaram a abrir novos negócios.
A ausência de alternativas, falta de emprego e baixos salários levaram a isso. Mas era bom que as pessoas começassem a fazê-lo sem estarem num beco sem saída, aproveitando as oportunidades de negócio”, afirma Paulo Faustino.
Nos últimos anos, os meios digitais, para promoção de produto, de empresas, para compra e venda e mesmo análise de mercadoria, tornaram-se omnipresentes. Mas ainda haverá quem, no mundo dos negócios, acredita que o mundo digital dos negócios é uma brincadeira para curiosos apenas? Paulo Faustino é peremptório: “as pessoas ainda não perceberam a mudança que se deu com o aparecimento dos telefones inteligentes.
Em apenas quatro ou cinco anos, as coisas alteraram-se radicalmente. Hoje, temos um computador na palma da mão e fazemos quase tudo. Há ainda muita gente que não acordou para esta realidade e quem não tiver uma boa presença no digital está a perder negócios para a concorrência.
Já não se pode esperar que as pessoas passem na rua e entrem na nossa loja, temos de levar a loja às pessoas.”
Programa Think
Conference
O programas da Think Conference começa ainda na sexta-feira, dia 17 de Junho, no Hotel Tryp, em Leiria, com um beberete de recepção e boas-vindas que, espera a organização, servirá como primeiro momento de troca de ideias e de contactos.
No sábado, dia 18, as palestras no Teatro José Lúcio da Silva ocupam o dia todo. Cada uma deverá durar 45 minutos, havendo espaço para perguntas. Ao encerrar do primeiro dia da conferência haverá uma festa no Mercado de Sant’Ana, que servirá como prolongamento do evento e que permitirá aos participantes trocar contactos e conhecer melhor as ideias de negócio uns dos outros, patrocinadores, palestrantes.
Os restaurantes e bares da cidade vão estar presentes a servir refeições. “Queremos que seja uma extensão do evento que permita mais tempo de conversa e de negócios”, revela Paulo Faustino, da organização. No domingo, haverá novamente palestras. “Queremos acentuar a tónica do networking [criação de redes de contactos e troca de ideias] no evento.
Queremos que as pessoas se conheçam, que façam negócios, que estabeleçam contactos, que conheçam ideias interessantes”, adianta Regina Santana, também da organização.
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo