Sociedade
Sem registo de cedências, privados e autarquia lutam por terrenos
Situação foi abordada na última Assembleia Municipal de Alcobaça

Três munícipes denunciaram, na última sessão da Assembleia Municipal (AM) de Alcobaça, o que consideram ser a apropriação indevida de uma porção de terreno público. Segundo estes, uma herdeira do proprietário, que há décadas terá cedido esses metros de terreno junto à estrada, na Vestiaria, veio agora colocar grades circundando essa área como se privada fosse. Hermínio Rodrigues, presidente da Câmara de Alcobaça, explicou que são vários os casos do género que a autarquia tem por resolver, e que resultam da falta de registo de cedências em Alcobaça, como acontece noutros concelhos.
Isabel Fonseca, presidente da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria, confirma a existência de alguns casos de conflito e fala sobre a dificuldade na sua resolução. Entre os três munícipes que em AM denunciaram o caso na Rua da Piedade, em frente a EB1 da Vestiaria, estiveram antigos alunos, que frequentaram o estabelecimento há cerca de 60 anos, e Fernando Figueiredo, que foi presidente daquela junta.
Todos defendem que o espaço agora vedado já pertence ao domínio público há quase 100 anos, sendo aquelas grades “uma falta de respeito” por quem trabalhou para a construção e ampliaç&atild ...
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.