Sociedade
Rui Fonseca-Pinto vence Prémio Carreira Alumni da Universidade de Évora
Director da Escola Superior de Saúde de Leiria licenciou-se em Ensino de Matemática e tirou o mestrado em Matemática Aplicada naquela instituição
Rui Fonseca-Pinto, director da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria, foi o vencedor da edição 2024 do Prémio Carreira Alumni da Universidade de Évora (UÉ).
"O trabalho que o antigo aluno da Universidade de Évora tem desenvolvido em termos de investigação entre as áreas da Matemática e a Medicina representam uma forte capacidade de inovação. A investigação aplicada, com participação de equipas multidisciplinares lideradas por Rui Fonseca-Pinto, tem permitido juntar linguagens e fazer avançar o conhecimento sempre através da resolução de novas formas de resolver problemas que emergem da prática e com cariz inovador", justifica a instituição de ensino superior na sua página de Linkedin.
Atribuído anualmente, o Prémio Carreira Alumni visa reconhecer um diplomado que se tenha destacado pela sua carreira profissional e cívica e que, sendo uma referência para os seus pares e para a sociedade, contribua para a consolidação da imagem da Universidade de Évora enquanto instituição de ensino de referência.
As candidaturas que reportam ao ano de 2024 foram alvo de análise detalhada por parte do Conselho Alumni, um órgão consultivo da UÉ que tem como principal missão dinamizar um programa que aumente o envolvimento da comunidade alumni na academia, e, "após uma meticulosa selecção de critérios, o júri deliberou e atribuiu esta distinção a Rui Manuel da Fonseca-Pinto".
Foram distinguidos em anteriores edições Octávio Mateus, José Carlos Adão, António Serrano, Ana Falcato e Maria Margarida Junça.
O director da Escola Superior de Saúde de Leiria é alumnus da licenciatura em Ensino de Matemática (2001) e do mestrado em Matemática Aplicada (2004) da Universidade de Évora.