Desporto

Ricardo Porém regressa à Baja Aragón ao volante do Kaizen

24 jul 2025 09:44

Viatura de competição foi inteiramente concebida e produzida em Leiria

ricardo-porem-regressa-a-baja-aragon-ao-volante-do-kaizen

Ricardo Porém vai marcar presença na próxima edição da Baja Aragón ao volante do Kaizen, uma viatura de competição inteiramente concebida e produzida em Leiria.

Esta será a estreia internacional do novo protótipo português, numa das provas mais prestigiadas da Taça do Mundo FIA de Bajas, que se "antevê tão desafiante quanto simbólica para o futuro do projecto", refere uma nota de imprensa.

Com Nuno Sousa como navegador, Ricardo Porém pretende terminar a prova e recolher o máximo de informação possível, "demonstrando a robustez e o potencial da nova máquina nacional num dos palcos mais exigentes do todo-o-terreno europeu".

“Esta participação representa muito mais do que uma corrida. É a validação prática de meses intensos de trabalho de engenharia e desenvolvimento em Portugal. Sabemos que estamos ainda numa fase inicial, mas acreditamos nas capacidades do Kaizen e queremos mostrar que é possível fazer carros de rally raid fiáveis e competitivos em território nacional. O objectivo passa por terminar a prova, testar o carro em condições reais e demonstrar que este projecto tem boas bases para um futuro promissor”, afirma Ricardo Porém, citado na nota de imprensa.

O Kaizen é um protótipo criado e pensado para ser fiável, para ter performance elevada e de fácil manutenção, características essenciais para enfrentar os rigores do rally raid moderno.

Produzido em Leiria, envolve uma equipa multidisciplinar de técnicos, engenheiros e especialistas nacionais, com o propósito de criar uma viatura competitiva e tecnologicamente evoluída com assinatura 100% portuguesa. A participação na Baja Aragón é o primeiro grande teste internacional do Kaizen.

Ricardo Porém, piloto com um percurso consolidado no panorama do todo-o-terreno, encara o desafio com a experiência acumulada ao longo de várias épocas e a motivação adicional de estar a defender um projecto que nasce da sua região, Leiria, e do seu país, adianta o comunicado.

A Baja Aragón terá como habitualmente o centro nevrálgico em Teruel. Em 2025 a prova começa com o prólogo a disputar-se na tarde de sexta-feira, dia 25, a partir das 16:30 locais.

No sábado, dia 26, a caravana cumpre duas especiais — Argente–Cella (7:33 horas) e Torrijo del Campo–Gea de Albarracín (15:10 horas), num total de cerca de 335 quilómetros cronometrados.

No domingo, dia 27, disputa-se a última especial de 133 km, com arranque a partir das 11:30 horas e chegada prevista para o início da tarde, culminando com a cerimónia do pódio pelas 14 horas.

Um percurso exigente e variado que colocará à prova máquinas e pilotos num dos grandes clássicos do todo-o-terreno europeu e mundial.