Desporto
Dakar: Pilotos de Leiria garantem boa posição de partida para etapa de amanhã
João Ferreira garantiu o quinto melhor tempo do prólogo e Ricardo Porém, navegado pelo também leiriense Nuno Sousa, terminou em 9.º lugar
O Rally Dakar começou hoje e os pilotos de Leiria, no prólogo, conseguiram garantir uma boa posição de partida para a etapa de amanhã.
João Ferreira, que faz dupla com Filipe Palmeiro, fez o quinto melhor tempo do prólogo - uma especial de 29 quilómetros com 50 quilómetros de ligação -, a 26 segundos do líder Henk Lategan, intrometendo-se entre os diversos candidatos à vitória.
“Foi um prólogo muito rápido e com uma navegação complicada. É o Dakar. O Filipe esteve muito bem e conseguimos ser rápidos. O objectivo era fugir aos problemas e não cometer erros e esse objectivo foi cumprido”, afirma o piloto leiriense, citado em comunicado de imprensa.
Pela terceira vez no Dakar, João Ferreira está a estrear-se na categoria T1+, dos carros, ao volante do Mini John Cooper Works 3.0d da X-Raid.
Na categoria dos Challenger, Ricardo Porém e o navegador Nuno Sousa terminaram o prólogo em 9.º lugar. “Estamos satisfeitos com este primeiro dia que está totalmente alinhado com os nossos objectivos. Sabíamos que ia ser um prólogo rápido e acabámos por preferir não cometer erros”, adianta Ricardo Porém.
Nesta dupla 100% leiriense, Ricardo Porém enfrenta a maior maratona motorizada do planeta pela sexta vez, enquanto Nuno Sousa é estreante.
Na etapa de amanhã, com início e fim no Start Camp, em Bisha, os pilotos vão ter de se adaptar a diferentes tipos de terreno. Perante uma especial de 413 quilómetros, com 86 quilómetros de ligação, os leirienses terão de ajustar a velocidade regularmente, devido às rochas e pedras que aparecerão no caminho.
A meio da tirada, os navegadores terão de utilizar as suas capacidades de raciocínio para encontrar a saída de um labirinto de trilhos.