Economia
Primeira aeronave projectada e fabricada no País tem o dedo da Almadesign
Portugal está a desenvolver o seu primeiro avião civil-militar LUS-222, que deverá descolar em 2028. A empresa de Óbidos é responsável pelo design

A primeira aeronave desenvolvida, fabricada e comercializada em Portugal, de raiz, e que deverá realizar o seu primeiro voo em 2028, está a ser desenvolvida com o apoio da Almadesign.
A aeronave LUS-222 é um projecto do Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), da Força Aérea Portuguesa e da Geosat, onde a empresa de Óbidos participa.
“Estamos responsáveis pela parte do design para as diferentes configurações, bem como pela visão geral do conceito”, explica Rui Marcelino, CEO da Almadesign, ao JORNAL DE LEIRIA.
“Estes projectos, desenvolvidos no âmbito do PRR, facilitam a convergência dos stakeholders do sector em torno de projectos concretos, que, quando integrados, contribuem para o aumento da balança de exportações e desenvolvimento de competências nacionais”, entende o responsável pela Almadesign.
Em causa está uma aeronave ligeira, tripulada, totalmente desenvolvida desde o conceito à certificação, com engenharia baseada em Évora, que integra sistemas de propulsão convencionais, híbridos e eléctricos, e que será totalmente industrializada na linha de montagem final em Ponte de Sor. Está concebida para transportar mais de duas toneladas de carga ou 19 passageiros, com possibilidade de ter uma versão militar e/ou de busca e salvamento. Pode ser utilizada em missões governamentais (civil e militar), transporte logístico, transporte regional e comunicação inter-ilhas.
De acordo com a descrição do projecto, trata-se de uma aeronave: “versátil (com capacidade de operar em pistas curtas e não preparadas, com um alcance de mais de 2 mil quilómetros, carga carregada com pouco suporte utilizando uma rampa traseira); flexível (pode ser operada por um ou dois pilotos, com rápido tempo de resposta na reconversão da cabine de passageiros para carga e vice-versa); de custos reduzidos (de operação e manutenção recorrendo a componentes off-the-shelf e a simples soluções de fabrico, para produzir uma aeronave fácil de montar e com reduzido peso operacional); e sustentável (inicialmente operada com dois motores turboprop convencionais, mas com uma visão de I&D para os equipar no futuro com fontes de energia mais sustentáveis).”
O projecto da aeronave LUS-222 foi recentemente apresentado durante a feira LAAD Defense & Security, e segundo a Lusa, conta com investimentos de 220 milhões de euros, que incluem a construção de uma fábrica em Ponte de Sor, capaz de produzir 12 aviões por ano num turno e 20 aviões por ano em dois turnos.
O projecto é financiado por fundos públicos nacionais e europeus, através do apoio do Governo português, por capitais próprios dos accionistas da empresa e fundos de investimento privados.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.