Viver
Fólio anuncia presença de dois prémios Nobel da literatura
Os escritores J. M. Coetzee e Svetlana Alexievich vão estar na décima edição do festival literário internacional de Óbidos

A escritora e jornalista bielorrussa Svetlana Alexievich, vencedora do prémio Nobel da literatura em 2015, estará em Óbidos no sábado do primeiro fim de semana do Fólio, a 11 de Outubro, anunciou hoje a organização do festival.
Também J. M. Coetzee, escritor sul-africano distinguido com o Nobel da literatura em 2003, vai participar no Fólio em 2025, mas no dia 17 de Outubro.
A 10.ª edição do Fólio – Festival Literário Internacional de Óbidos terá lugar entre 9 e 19 de Outubro e conta ainda com a jornalista norte-americana Anne Applebaum, o historiador israelita Avi Shlaim, o escritor irlandês Paul Murray e a ensaísta norte-americana Carmen Maria Machado, entre outros autores.
“Reconhecida pela escrita humanista e documental, Alexievich é autora de obras emblemáticas como Vozes de Chernobyl e A Guerra Não Tem Rosto de Mulher, nas quais dá voz às experiências humanas ignoradas ou silenciadas pela história oficial”, lê-se na nota divulgada pelo município de Óbidos. “A sua presença no festival inscreve-se numa linha de reflexão sobre a memória, os traumas coletivos e as fronteiras entre realidade e ficção”.
No mesmo comunicado, a autarquia destaca J. M. Coetzee “pelas suas obras profundamente éticas e críticas da sociedade contemporânea”, em que se incluem os romance Desgraça, À Espera dos Bárbaros e A Vida e o Tempo de Michael K.
Sob o tema “Fronteiras”, a programação deste ano do Fólio propõe uma reflexão crítica e plural sobre os limites geográficos, políticos, linguísticos, identitários, que nos definem e nos desafiam enquanto indivíduos e colectividades.
Organizado pelo Município de Óbidos, em parceria com a empresa municipal Óbidos Criativa, a Ler Devagar e a Fundação Inatel, o festival atraiu mais de 100 mil pessoas ao concelho de Óbidos em 2024.