Sociedade
Picada de abelha mata mulher em Monte Redondo, Leiria
Segundo apurou o JORNAL DE LEIRIA, a vítima tinha “historial” de alergias a abelhas e terá entrado em choque anafilático.
Uma mulher faleceu, esta quinta-feira, após ter sofrido uma picada de abelha. O incidente ocorreu numa zona florestal, em Monte Redondo, no concelho de Leiria.
Segundo Miguel Novais, comandante dos Bombeiros Voluntários de Leiria, o alerta foi dado por volta das 15:30 horas, com a chamada a dar conta de uma “vítima de picada de abelha que fez uma reacção”, entrando em choque anafilático.
Quando os meios de socorro chegaram ao local, a mulher encontrava-se já em paragem cardiorrespiratória, de nada valendo as manobras de reanimação. O óbito foi declarado no local, com o corpo a ser transportado para o Instituto Medicina Legal, em Leiria.
Luís Lopes, vereador na Câmara de Leiria com o pelouro da Protecção Civil, frisa que “não é possível confirmar se se tratou de uma vespa asiática, europeia ou de outra espécie”, informação que “só a autópsia poderá revelar”. O autarca adianta que, após o incidente, foi feito um reconhecimento na zona, mas “não foi avistado qualquer ninho nem animais [vespas]”.
O incidente aconteceu numa zona florestal, na localidade de Santo Aleixo, quando a mulher andava a “mostrar propriedades” a um casal. A determinado altura, queixou-se que “tinha sido picada por uma abelha e disse que era alérgica”.
Nas operações de socorro estiveram envolvidos cinco elementos da secção de Monte Redondo dos Bombeiros Voluntários de Leiria, apoiados por duas viaturas, pela VMER - Viatura Médica de Emergência e Reanimação e por uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV).