Viver
Nuno Granja, presidente da ecO: A música "é um amor para a vida toda. Como os amores a sério devem ser"
Cinema, banda desenhada, remo e engenharia na Impressão Digital desta semana.
Agora que passam 10 anos daquela primeira Mostra de Banda Desenhada, Ilustração e Cinema de Animação de Leiria, que vírus faz falta libertar na cidade?
Talvez faça falta não matar os vírus que já andam à solta, e dar-lhes condições de se multiplicarem. Quando escolhemos VÍRUScomo nome para essa mostra, o conceito era precisamente que o "bichinho" alastrasse.
Há algum anti-vírus eficaz ou ser voluntário numa associação é mesmo doença crónica?
É um projecto e uma vontade. E prazer. E vício. Mas outros projectos virão, dentro ou fora da associação, porque o importante é não estagnar. Os vírus têm essa característica: replicam-se, adaptam-se, sofrem mutações e de repente... temos uma epidemia. Ou pelo menos tentamos.
A cultura dá mais trabalho do que capital?
Fazer uma capital é fácil. Temos orçamento? Já a cultura...
Onde espera estar em 2027?
Numa quinta energeticamente autónoma, a cultivar a minha própria comida, de forma sustentável, com a minha família, dois filhos, outros tantos cães e três gatos. Talvez uma ovelha. Longe o necessário da cidade para respirar ar puro, perto o suficiente de uma capital da cultura, aconteça ela onde acontecer. Sonhar é de borla, não?
Em Leiria há sumo para uma boa história aos quadradinhos?
Uma ideia engraçada era convidar uns quantos artistas de fora para uma residência em Leiria, e deixá-los escrever e desenhar sobre os "leirianos". Da comédia ao terror, passando pelo experimental e psicadélico, era ver os quadradinhos a saltar...
Quem é que inspirava um bom super-herói?
Sempre fui mais de anti-heróis.
Imagine que fica preso no ascensor para o castelo. Que banda desenhada escolhe para passar o tempo?
Preferia usar as escadas, pode ser? É que tenho dificuldade em escolher BD para passar o tempo. Sou daqueles totós que acha que a banda desenhada é uma coisa muito séria (mesmo quando é a brincar).
Vilão favorito.
Desde que seja maquiavélico, louco e sanguinário para mim está bem.
Com que personagem mais se identifica?
Agora não me identifico muito com personagens de ficção, lamento. Mas quando era puto, daria tudo para ser o Batm
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.