Sociedade
Moinhos típicos das Corujeiras vão ganhar vida nova
Em causa está património arquitectónico de interesse para o Município e Pombal
A Câmara de Pombal vai atribuir um apoio à Junta de Freguesia de Abiul, para suportar o investimento com o restauro de Moinhos de Vento das Corujeiras. A decisão foi tomada na última reunião do Município, que aprovou, para o efeito, uma verba superior a 20 mil euros.
Recorde-se, já em 2017, o Município tinha apoiado a Junta de Freguesia para a aquisição de um dos moinhos, sendo que a Junta era proprietária de outro.
A Junta de Freguesia de Abiul apresentou, posteriormente, candidatura à Operação Renovação de Aldeias, junto da Terras de Sicó – Associação de Desenvolvimento. A candidatura foi aprovada, tendo obtido apoio num valor próximo dos 68 mil euros.
“O apoio agora atribuído pelo Município de Pombal suporta o diferencial entre o valor do apoio atribuído e o valor dos trabalhos de restauro”, especifica a Autarquia.
Os Moinhos de Vento das Corujeiras estão referenciados no Plano Director Municipal como património arquitectónico de interesse para o Município. “Este restauro é um investimento importante para a preservação das tradições e do património cultural do Município e, em particular, da freguesia de Abiul”, salienta a Câmara.