Sociedade
Mesmo no Inverno, não descure o protector solar no rosto
Cuidados a ter com a pele durante esta época do ano.
No Inverno, o frio, o vento, a humidade e o ar seco dos lugares fechados agridem a pele, diminuindo as suas defesas naturais. Em simultâneo, o organismo reage ao frio, irrigando o sangue maioritariamente para os órgãos internos, deixando também a pele mais desprotegida.
Por isso, é necessário reforçar os cuidados diários com a pele, nomeadamente, do rosto. “A pele não exige cuidados apenas no Verão. Devemos cuidar da pele durante todo o ano. Muda o clima, alteram-se também as suas exigências”, diz Juliana Moreira, farmacêutica especialista em dermacosmética.
A técnica frisa que, durante o Inverno “é especialmente importante” reforçar a hidratação e a protecção do rosto, sobretudo, nas peles mais sensíveis, que, com o frio e as mudanças de temperatura, “tendem a escamar” e a ficar “com um tom avermelhado”.
A protecção solar é outro dos cuidados a ter, porque, mesmo no Inverno, a pele não está a salvo dos danos causados pelos raios ultravioletas.
“O uso de protector não é exclusivo do Verão. Normalmente este é um aspecto descurado durante esta época do ano, o que pode contribuir para o agravamento do acne e das manchas no rosto”, adverte Juliana Moreira, técnica na Farmácia Beato Nuno, em Fátima, onde, na semana passada, houve rastreios à pele, com recurso à tecnologia iOMA Shepere, com a medição de factores como a hidratação, vermelhidão, actividade bacteriano, manchas de pigmentação e rugas.
Juliana Moreira explica que estes rastreios vêm no seguimento do trabalho que é feito no espaço nesta área, com consultas mensais e a possibilidade diária de avaliações com um aparelho iOMA. “As rosáceas e o acne são as problemática mais frequentes”, revela a técnica.