Sociedade
Leiria sob aviso vermelho para agitação marítima
A precipitação poderá ser pontualmente forte, amanhã, dia 4, no norte e centro, com condições favoráveis à ocorrência de trovoada e granizo.
O distrito de Leiria vai estar na sexta-feira sob aviso vermelho, o mais grave, devido à previsão de agitação marítima forte na sequência dos efeitos da depressão Dora em Portugal continental.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso vai figurar, entre as 12 e as 21 horas de sexta-feira por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 7 a 8 metros de altura significativa, podendo atingir 14 metros de altura máxima.
O aviso vermelho corresponde a uma situação meteorológica de risco extremo. Nesta situação, IPMA recomenda que as pessoas se mantenham ao corrente da evolução das condições meteorológicas e sigam as orientações da proteção civil.
O mau tempo surge na sequência da passagem em Portugal continental da depressão Dora, que vai trazer também até sábado vento forte, precipitação, neve e descida da temperatura.
Em comunicado, o IPMA precisa que a depressão Dora, que está associada a uma superfície fria, vai atravessar todo o território durante o dia de sexta-feira.
De acordo com a informação meteorológica disponibilizada pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria prevê-se, para as próximas 48 horas, um agravamento das condições meteorológicas, com o vento a intensificar a partir de hoje, diminuindo de intensidade nas terras altas a partir da manhã, dia 4 de Dezembro, e no litoral a partir da manhã do dia 5, com rajadas até 75 km/h na costa ocidental e até 95 km/h nas terras altas.
Prevê-se ainda a formação de geada, em especial no interior Norte e Centro, e a descida da temperatura (desconforto térmico devido ao vento forte).
A precipitação poderá ser pontualmente forte, amanhã, dia 4, no norte e centro, com condições favoráveis à ocorrência de trovoada e granizo.