Sociedade
Depressão Bárbara coloca distrito de Leiria sob aviso laranja
Aumento da intensidade do vento com rajadas até 100 quilómetros por hora, chuva por vezes forte e persistente, e agravamento da agitação marítima
O distrito de Leiria está sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o segundo mais grave numa escala de quatro, devido à influência da depressão Bárbara, que se fará sentir sobretudo a partir da tarde de hoje, segunda-feira, 19 de Outubro, e até ao final do dia de amanhã, terça-feira, 20 de Outubro.
O aviso laranja traduz-se numa situação meteorológica de risco moderado a elevado e a população é aconselhada a manter-se ao corrente da evolução das condições meteorológicas e a seguir as orientações da Autoridade Nacional de Protecção Civil.
Acompanhe as actualizações do IPMA em ipma.pt e conheça os conselhos da Protecção Civil no Facebook.
Está previsto um aumento da intensidade do vento com rajadas até 100 quilómetros por hora e até 130 quilómetros por hora nas terras altas, e, porque a depressão tem associado um sistema frontal de actividade moderada a forte, também é esperada a ocorrência de chuva por vezes forte e persistente.
O agravamento da agitação marítima, em especial na costa da região sul, pode levar a ondulação a atingir 3,5 metros.
No distrito de Leiria, os períodos de maior intensidade deverão ocorrer entre as 18 e as 21 horas de segunda-feira e entre as 9 e as 21 horas de terça-feira.
Leia aqui as medidas preventivas e de autoprotecção recomendadas pela Protecção Civil e os efeitos mais expectáveis da passagem da depressão Bárbara pelo território português:
Depressão Bárbara - Medidas Preventivas
Esta segunda-feira, eram já 15 os distritos do continente sob aviso laranja, com cinco deles (incluindo Santarém) a passarem a aviso vermelho no dia de amanhã, terça-feira.