Economia
Leiria: poder de compra 'per capita' está acima da média nacional
Leiria é o único município do distrito onde o poder de compra per capita é superior à média nacional. Pedrógão Grande encontra-se no extremo oposto, revela um estudo do Estudo do Instituto Nacional de Estatística
Com um valor de 103,18, Leiria é o único município do distrito onde o poder de compra per capita (IpC) é superior à média nacional. Em Portugal, dos 308 concelhos, apenas 32 apresentam este desempenho, segundo um estudo do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativo a 2013, divulgado esta segunda-feira.
A Marinha Grande, embora perto do valor de referência nacional (100), fica-se pelos 99,98 e Caldas da Rainha pelos 98,05. No extremo oposto, Pedrógão Grande, com 68,78, é o concelho do distrito de Leiria com menor IpC. Segue-se Alvaiázere (69,12) e Castanheira de Pera (69,59).
Para Raul Castro, presidente da Câmara de Leiria, o IpC do concelho “é muito bom sinal”, revelando a existência de um sector privado “forte”, que proporciona aos trabalhadores proveitos que lhes permitem “ter poder de consumo”.
“O estudo revela o que há muito sentimos, que é a existência de um sector privado forte”. Em Pedrógão Grande, “as empresas tiveram poucas hipóteses de conseguir subir salários”. E os habitantes que “vivem de pensões de invalidez, velhice ou sobrevivência viram a ajuda do Estado reduzir-se.
Leia mais na edição impressa ou faça registo e descarregue o PDF gratuitamente