Sociedade

Leiria, Nazaré, Ourém e Pombal integram lista dos municípios mais "sustentáveis" do País

21 dez 2025 10:00

Leiria e Pombal alcançaram a mais alta classificação na Bandeira Verde ECOXXI

leiria-nazare-ourem-e-pombal-integram-lista-dos-municipios-mais-sustentaveis-do-pais

As Câmaras de Leiria, Nazaré, Ourém e Pombal foram premiadas com Bandeira Verde ECOXXI de 2025, iniciativa que identifica e reconhece as boas práticas ambientais e sociais dos municípios portugueses. Leiria e Pombal figuram, aliás, no lote restrito de autarquias que obtiveram classificação superior a 90%, a categoria mais elevada, alcançada por mais cinco municípios portugueses.

Coordenado pela ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, este ano registou-se a candidatura de 61 municípios, incluindo os quatro da região que foram premiados, numa cerimónia realizada recentemente em Mafra. A avaliação é composta por 21 indicadores de sustentabilidade local, reconhecendo como eco-municípios aqueles que demonstram boas práticas, políticas e iniciativas em torno de alguns temas chave.

No caso de Leiria, o Município alcançou, na presente edição, a melhor pontuação de sempre, ao atingir um desempenho global de 93%, registando a pontuação máxima em vários indicadores, como emprego, sustentabilidade nas zonas balneares, saúde e bem-estar, qualidade do ar, informação ao público e qualidade do ambiente sonoro.

“O desempenho alcançado reflecte um trabalho consistente e continuado do município”, assinala uma nota de imprensa da Câmara de Leiria. Citado nesse comunicado, o vereador do Ambiente, Luís Lopes, “reflecte o empenho do executivo municipal e dos serviços do município, reforçando o compromisso de Leiria com a melhoria contínua da qualidade de vida, a protecção ambiental e a sustentabilidade do território”.

Para assinalar os 20 anos do programa ECOXXI em Portugal, este ano, foram também atribuídos os Prémios de Mérito ECOXXI, que têm como objectivo distinguir os municípios que apresentam melhor desempenho em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável, como educação ambiental, programas educativos, turismo sustentável, mobilidade, energia e comunicação.

Leiria recebeu o prémio de mérito na categoria Turismo sustentável, com um projecto para a contagem de pedestres ou ciclistas durante um mês num local à escolha do município com contador Pyro-Box da Eco-Counter. Já Pombal, foi distinguido na categoria Transparência, digitalização e conectividade.