Sociedade

Investigadora do Politécnico de Leiria integra Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

5 nov 2024 14:46

Teresa Mouga faz parte do Comité Coordenador do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, em Peniche, do Politécnico de Leiria

investigadora-do-politecnico-de-leiria-integra-conselho-nacional-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao

Teresa Mouga está entre os 20 peritos independentes nomeados pelo Governo para integrar o Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que passa a ser presidido pelo ex-secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Carlos Oliveira.

Este é um órgão consultivo do executivo em matérias de ciência, tecnologia e inovação, que funciona em estreita colaboração com os membros do Governo responsáveis pelas áreas da Economia e da Ciência e Inovação, explica uma nota de imprensa conjunta do Ministério da Educação, Ciência e Inovação e do Ministério da Economia.

O conselho irá colaborar na definição de políticas públicas em áreas estratégicas para o país, nomeadamente no desenvolvimento e sustentação do sistema científico e tecnológico nacional, na internacionalização da ciência portuguesa, bem como aconselhar e fomentar a articulação transversal e interministerial das políticas de ciência e inovação.

A equipa de 20 “peritos independentes de reconhecido mérito em diferentes áreas da ciência e da economia” toma hoje posse.

“Numa altura em que a Ciência é cada vez mais relevante para a economia nacional e quando é necessário que as empresas reforcem o seu investimento em investigação e inovação, o aconselhamento do CNCTI, que reúne alguns dos maiores nomes da Ciência, é fundamental para este Governo, que define as políticas públicas com base em dados e em estudos”, refere o comunicado.

O CNCTI foi criado inicialmente em 2012 pelo governo PSD/CDS como, então, Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, tendo estado activo até 2016. Só voltou a ter actividade em 2021.

O plenário do CNCTI é composto pelos presidentes da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), da Agência Nacional de Inovação (ANI) e do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, juntamente com 20 individualidades de reconhecido mérito em diferentes áreas do conhecimento e da economia, representantes das instituições de I&D, dos centros de tecnologia e inovação, das instituições de ensino superior, dos centros académicos clínicos, de redes e consórcios de ciência e tecnologia, do meio empresarial e da comunidade científica internacional.

A nova equipa de conselheiros do CNCTI vai reunir-se pela primeira vez logo após a cerimónia de tomada de posse com a presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, do Ministro da Economia, Pedro Reis, da Secretária de Estado da Ciência, Ana Paiva, e do Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira. A reunião vai contar ainda com a participação do ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do presidente cessante do CNCTI, José Manuel Mendonça.