Sociedade
Faleceu o médico José Borrego Pires
Considerado uma referência na região nos cuidados de saúde primários, faleceu, esta manhã, no hospital de Leiria
Foi um dos primeiros especialistas em medicina familiar, área a que se dedicou durante mais de três décadas em Leiria. José Borrego Pires morreu, este sábado, aos 70 anos.
Segundo apurou o JORNAL DE LEIRIA, o clínico faleceu no hospital de Leiria, na sequência de uma complicação de uma doença crónica que o afectava há cerca de quatro anos.
Natural do concelho do Redondo, no Alentejo, formou-se na Faculdade de Medicina de Lisboa, em 1977. Fez o internato policlínico no Hospital Distrital de Setúbal, cidade onde cumpriu também o serviço médico à periferia.
Em 1985, mudou-se para Leiria, onde começou por fazer o internato complementar de clínica geral, passando depois a médico assistente no então Centro de Saúde de Leiria. Mais tarde, esteve ligado ao Centro de Saúde Gorjão Henriques e, posteriormente, à Unidade de Saúde Familiar D. Dinis, que fundou e coordenou durante vários anos.
José Borrego Pires foi também coordenador distrital de Leiria do Projecto Vida (1995-1996) e director de serviços da Sub-Região de Saúde de Leiria.