Sociedade

ESTM recebe segunda edição da Ocean Hackathon com soluções inovadoras

11 abr 2025 12:00

Submissão de propostas pode ser feita até 15 de Maio

Edição anterior da Hackathon
Edição anterior da Hackathon
DR
Edição anterior da Hackathon
Edição anterior da Hackathon
DR
Edição anterior da Hackathon
Edição anterior da Hackathon
DR
Edição anterior da Hackathon
Edição anterior da Hackathon
DR

O Ocean Hackathon, regressa para uma segunda edição na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche, entre os dias 17 e 19 de Outubro.

O evento interrupto, de 48 horas, acontece simultaneamente em mais 15 cidades do mundo com a meta de solucionar desafios colocados por várias entidades.

Esta iniciativa francesa do Campus Mondial de la Mer, de Brest, incentiva as equipas à partilha de dados, o uso de novas tecnologias digitais e o empreendedorismo no domínio dos oceanos.

Pretende criar uma comunidade de partes interessadas em ciência e tecnologia marinha, promover a inovação e desenvolvimento na utilização de dados públicos, recolhido por um conjunto de instituições de investigação e desenvolvimento.

As equipas, compostas por estudantes, investigadores e docentes serão colocadas à prova com tempo contado para criar um protótipo que solucione o desafio apresentado por uma entidade nacional ou internacional.

Durante a prova, os participantes terão acesso a dados e ferramentas, ao acompanhamento de especialistas e mentores que irão prestar apoio técnico e científico.

“A construção dos protótipos, em resposta à necessidade das diversas entidades, e a reflexão sobre as suas aplicabilidades basear-se-á em bases de dados disponíveis ou a disponibilizar pela organização aos participantes, resultado de uma parceria internacional alargada”, explica o director da ESTM, Sérgio Leandro.

Segundo nota de imprensa, a hackathon já criou soluções em torno dos ambientes digitais e dos oceanos, desde o seu lançamento em 2016.

Com sede em Brest, foi alargado a outras cidades em 2019 e está a cargo do Pólo de Peniche da Rede Hub Azul – Smart Ocean (Parque de Ciência e Tecnologia do Mar de Peniche) e do Politécnico de Leiria, com o projecto co-financiado pela União Europeia Blue Bio Techpreneurs. 

A submissão de candidaturas para o Ocean Hackathon está aberta até 15 de Maio e pode ser feita aqui.