Economia
Estaleiros Navais de Peniche em Processo Especial de Revitalização
Processo entrou em tribunal no mês passado
Os Estaleiros Navais de Peniche (ENP) estão em Processo Especial de Revitalização (PER). De acordo com informação disponível no Portal Citius, os créditos já reconhecidos somam 20,6 milhões de euros.
Fonte da empresa explica ao JORNAL DE LEIRIA que a administração “tomou esta medida perante a necessidade de reforçar o processo de reestruturação iniciado no princípio de 2015, essencialmente pela falta de alinhamento de alguns credores que não aderiram ao plano traçado pela administração”, e também devido ao “adiamento do início de alguns projectos em carteira”.
Aquele administrador adianta que se espera que o PER resulte no “aprofundamento do processo de reestruturação”. “Consideramos que a maioria dos credores estão alinhados neste sentido e portanto esperamos que deste processo fique assegurada a estabilidade dos ENP, de forma a potenciar o seu desenvolvimento e crescimento”.
Refere, ainda, que os estaleiros começam a ter, este ano, “uma carteira de encomendas com bastante significado, quer ao nível das reparações quer ao nível das novas construções, fruto do trabalho comercial entretanto desenvolvido”.
Fonte dos ENP citada pelo Jornal de Negócios admitiu que o ano passado “ficou marcado pelas dificuldades do mercado de Angola, onde residia a totalidade das encomendas de construção” de barcos da empresa, adquirida no final de 2014 pelo Fundo de Reestruturação Empresarial, gerido pela Oxy Capital, e pela metalomecâ- nica AMAL.
Dificuldades que impossibilitaram a “abertura/financiamento de cartas de crédito, inviabilizando o arranque das novas construções contratadas”.
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo