Sociedade

Detido suspeito de atear quatro fogos em Ourém

7 ago 2025 17:23

Os incêndios eram deflagrados em zonas de mancha florestal

detido-suspeito-de-atear-quatro-fogos-em-ourem
Para além dos fogos em questão, a PJ está a investigar o suspeito por outros incêndios
Ricardo Graça/Arquivo

A Polícia Judiciária (PJ) de Leiria, em conjunto com o Grupo de Trabalho Para a Redução de Ignições da Região Centro Litoral, deteve ontem um homem de 31 anos, suspeito de atear, pelo menos, quatro incêndios na zona de Ourém.

Os fogos, que deflagraram nos dias 26 de Junho e 1, 17 e 19 de Julho, terão sido provocados com o recurso a “artefactos retardadores, numa zona com vasta mancha florestal, povoada com pinheiro-bravo, carvalhos, eucaliptos e mato, existindo na proximidade vários aglomerados habitacionais e complexos comerciais”, referiu a PJ em comunicado.

Embora a área ardida tenha sido “considerável”, a mesma fonte refere que o incêndio não teve consequências mais gravosas graças à “rápida e eficaz” intervenção dos bombeiros locais.

A mesma força de segurança suspeita que o homem, residente em Ourém, seja autor de outros incêndios ocorridos no concelho, “considerando o padrão espácio-temporal e o modus operandi”.

O detido, que não tem antecedentes criminais, vai ser presente à autoridade competente para aplicação das medidas de coacção.