Sociedade
Homem detido pela GNR por fogo posto em Ansião
A investigação prossegue agora sob a responsabilidade da Polícia Judiciária
Um homem de 55 anos foi hoje detido pela GNR por suspeita de ser o autor de um incêndio florestal em Avelar, no concelho de Ansião, tendo recorrido a um isqueiro para provocar chama.
Segundo um comunicado, a detenção ocorreu na sequência de um incêndio florestal que deflagrou na localidade de Casal de Santo António, em Avelar, tendo os militares da Guarda realizado diligências policiais que permitiram identificar o suspeito.
O homem foi interceptado numa zona de mato, nas imediações do local do incêndio, "tendo confessado a autoria do crime no momento da abordagem, culminando na sua detenção", refere a nota de imprensa.
Fonte da GNR adianta ao JORNAL DE LEIRIA que o detido, que não pertence ao concelho de Ansião, recorreu ao uso da chama directa, tendo sido interceptado ainda com o isqueiro na mão.
O suspeito foi constituído arguido e os factos foram comunicados aos Tribunal Judicial de Leiria.
A investigação prossegue agora sob a responsabilidade da Polícia Judiciária, a fim de serem desencadeadas as respectivas diligências de investigação.
A GNR relembra ainda que as queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal.
A realização de queimadas, de queima de amontoados e de fogueiras é interdita sempre que se verifique um nível de perigo de incêndio rural «muito elevado» ou «máximo», estando dependente de autorização ou de comunicação prévia noutros períodos.