Viver
Dança: projecto Museus Imaginários estreia novo formato
Museu de Leiria acolhe formação com Inesa Markava já em Janeiro
A temporada do projecto Museus Imaginários de Inesa Markava no Museu de Leiria arranca em 2026 com uma nova abordagem. Desta vez, o público é convidado a participar numa residência artística (17 de Janeiro) que contempla formação de mediação artístico-cultural em contexto museológico. Posteriormente, será realizada a sessão de apresentação (24 de Janeiro).
Segundo a nota divulgada pelo Museu de Leiria, a sessão de 17 de Janeiro propõe “um mergulho no potencial do corpo e do movimento como ferramentas de diálogo entre arte e público em contexto expositivo”.
“Com exemplos de projectos, exercícios práticos e reflexão filosófica, a formação incentiva a um olhar mais aprofundado sobre o papel da dança nas exposições”, é referido no mesmo texto.
Inesa Markava é doutorada em Arte Contemporânea pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, investigadora colaboradora do Centro de Investigação e Estudos da Faculdade de Belas-Artes (ULisboa) e criadora do projeto Museus Imaginários.
Para participar na residência artística não é necessária formação em dança e podem inscrever-se pessoas maiores de 16 anos através do museudeleiria@cm-leiria.pt.