Viver

Artistas de Leiria prestam homenagem a Tony Allen, um dos inventores do afrobeat

24 set 2025 09:17

Próximo ciclo Capítulo no Museu de Leiria já tem datas e programação

artistas-de-leiria-prestam-homenagem-a-tony-allen-um-dos-inventores-do-afrobeat
Vasco Silva, percussionista que vai actuar com Pedro Marques a 19 de Outubro
DR

Nasceu na Nigéria, morreu em França. E, sobretudo nas décadas de 60 e 70, ajudou a definir um novo género, o afrobeat. O baterista Tony Allen é homenageado no novo ciclo expositivo Capítulo, no Museu de Leiria.

Entre 4 de Outubro e 30 de Novembro, a Ccer Mais convida o público a descobrir “a energia pulsante” do músico natural de Lagos, “um metrónomo com alma”, segundo a organização, “cujo legado continua vivo e a ressoar em palcos de todo o mundo”.

Para este projecto, o pintor Leonardo Rito foi desafiado a criar uma obra inédita, em que imagina como seria a capa de um álbum de Tony Allen nos dias de hoje, enquanto os percussionistas Vasco Silva e Pedro Marques vão responder ao desafio de como soaria um álbum de Tony Allen e explorar a bateria como território de invenção, num concerto marcado para 19 de Outubro.

Anteriormente, o ciclo Capítulo, que decorre na Sala Capítulo do Museu de Leiria, homenageou Raymond Scott e Delia Derbyshire, com a participação de Surma, Hasselberg, Lisa Teles e Valter Vinagre, e, na quarta e última etapa, vai destacar a carreira e a obra de Ryuichi Sakamoto. É uma iniciativa da Ccer Mais com co-produção do Museu de Leiria e co-financiada pela Direcção-Geral das Artes e pelo Município de Leiria.

“Tony Allen (1940–2020) reinventou a bateria ao fundir jazz, funk e ritmos iorubás, foi um dos bateristas mais inovadores e autodidactas de sempre. Criou padrões rítmicos que transformaram a música e deram forma ao afrobeat, um género que mudou para sempre a música popular do século XX”, refere a nota divulgada pela Ccer Mais. “A sua criatividade, técnica e sensibilidade musical inspiraram gerações de músicos em todo o mundo”.