Sociedade
CPCJ de Leiria organiza encontro com as crianças no centro da discussão
Iniciativa decorre no dia 23 no Instituto Português da Juventude
Reflectir e partilhar conhecimentos é o objectivo do encontro organizado pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Leiria, que irá decorrer esta quarta-feira, dia 23, no auditório do Instituto Português da Juventude, e que juntará as várias instituições que trabalham com crianças e jovens do concelho.
A iniciativa que decorre ao longo de todo o dia no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) de Leiria, contará com a presença de profissionais da área social, saúde e educação.
“Pretende-se dinamizar um espaço de partilha e reflexão onde cada uma das entidades possa falar do trabalho que desenvolve no âmbito da intervenção na área da infância e juventude”, afirma a presidente da CPCJ de Leiria, Milene Ferreira, citada numa nota de imprensa.
Segundo esta responsável, este encontro servirá ainda para abordar a importância “das acções articuladas” entre todos, por forma a que “em conjunto" seja possível "dar respostas mais céleres e eficazes”.
Para Milene Ferreira, “o trabalho com crianças e jovens em risco/perigo e as suas famílias, é uma responsabilidade de todos e exige intervenções conjuntas”.
Com início às 10 horas, Ana Valentim, vereadora da Acção Social e da Saúde da Câmara de Leiria, irá lançar o tema a discussão.
Segue-se uma mesa redonda com a intervenção da CPCJ, da comandante de Esquadra de Marrazes da PSP, Francisca Silva, do guarda da Equipa de Policiamento de Proximidade da GNR, Tiago Graça, da coordenadora da Equipa Pinhal Litoral da delegação regional de Reinserção do Centro da Direcção-Geral de Reinserção dos Serviços Prisionais, e das directoras da Núcleo de Desenvolvimento Social e do Núcleo de Infância e Juventude do Centro Distrital da Segurança Social de Leiria, Elisabete Moita e Ana Amaro, respectivamente.
A tarde será preenchida com as intervenções dos representantes dos três Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental - Amitei (João Sousa), Centro Paroquial Paulo VI (Paula Costa), Centro Social de Regueira de Pontes (Inês Patrão) - dos cuidados de saúde primários da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (Denise Velho), da equipa comunitária de Saúde Mental Infantil e Adolescência (Joana Sousa e Joana Pardal), do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), das escolas do concelho e da vereadora da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Leiria (Anabela Graça).
O dia termina com um debate com os presentes.