Economia
Centro 2030 co-financia expansão da Zona Industrial da Guia
Mais de 1,9 milhões de euros para albergar mais empresas na zona oeste do concelho de Pombal
O programa Centro 2030 vai co-financiar com mais de 1,9 milhões de euros a expansão da Zona Industrial da Guia (ZIG), no concelho de Pombal.
A Autoridade de Gestão deste programa regional aprovou a candidatura deste projecto do Município de Pombal, atribuindo-lhe apoio financeiro.
Segundo a autarquia, o investimento necessário para aumentar a área norte de alojamento de empresas da ZIG será superior a 4,3 milhões de euros, o que permitirá a criação de 21 lotes de terreno que servirão para colmatar a necessidade de espaço destinado à instalação de novos investimentos.
A câmara reconhece que, neste momento, faltam espaços destinados à instalação de empresas, uma vez que a capacidade da zona industrial se encontra esgotada.
“A operação de loteamento, numa área superior a 17 hectares, surge como uma expansão da ZIG, na zona oeste do concelho, enquadrada na estratégia municipal de promover a criação de novas unidades produtivas, contribuindo para estimular o emprego, favorecendo a atractividade do território”, refere a autarquia em nota, sublinhando que se pretende, no âmbito de uma estratégia municipal alargada, tornar Pombal num “concelho mais inovador e atractivo para os investidores e para o tecido empresarial”, condição fundamental para “a criação de emprego, captação de talento e fixação” de população.
O presidente da câmara, Pedro Pimpão, citado no mesmo documento, considera que este é “um dos maiores investimentos do município que reforça a aposta no desenvolvimento económico, na atracção de novas empresas e na criação de emprego qualificado para as novas gerações”.