Viver
Artistas de Hungria e Eslovénia levam performance e instalação a Pombal e Alcobaça
Com curadoria da Artemrede, o programa Sul Sueste traz Nóra Juhász e Neja Tomšič a dois teatros do distrito de Leiria
Esta quinta-feira, 24 de Outubro, com início às 21:30 horas, o Teatro-Cine de Pombal recebe 2060, uma performance híbrida e interdisciplinar em que a artista Nóra Juhász, natural da Hungria, reflecte sobre o futuro com base na imaginação da juventude de hoje.
Na sexta-feira, 25 de Outubro, à mesma hora mas no Cine-Teatro João d'Oliva Monteiro, em Alcobaça, chega ao público a instalação documental imersiva Círculo, da autoria da eslovena Neja Tomšič, que explora o trabalho, a felicidade e os parques públicos como pontos nevrálgicos da vida pública, a partir de residências artísticas em Itália e na Roménia.
Ambos os eventos integram o programa Sul Sueste, com curadoria da Artemrede, que traz a Portugal coproduções internacionais de teatro, dança e performance criadas no âmbito do projecto Stronger Peripheries: A Southern Coalition.
Além de Pombal e Alcobaça, as apresentações acontecem em Lisboa, Moita, Montemor-o-Novo, Santarém, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, entre 24 e 30 de Outubro. Estão também previstos vários workshops.
No Sul Sueste, surgem criações de Valentina Medda, Nóra Juhász, Neja Tomšič, Tiago Cadete, Mélodie Lasselin e Simon Capelle, Petra Hrašćanec e Ksenija Zec, e Hamdi Dridi, artistas que na maioria dos casos, segundo a Artemrede, se estreiam em Portugal.
O desaparecimento de espaços urbanos, as novas migrações e os conflitos emergentes, o futuro e o papel das comunidades locais em imaginá-lo, entre outros temas, surgem como ponto de partida para as obras a apresentar em teatros e também em espaços não convencionais.