Sociedade
Ajudem-me! Vídeo mostra vítima a tentar fugir do namorado que a persegue
Campanha contra a violência doméstica exibe hoje o seu 12.º vídeo de 54 segundos
Clique em cima na imagem para ver o vídeo
A União de Freguesias de Marrazes e Barosa, no concelho de Leiria, lançou hoje mais um vídeo da campanha de prevenção da violência contra as mulheres e violência doméstica, a que o JORNAL DE LEIRIA se associou.
Os 54 segundos produzidos por Carlota Marques fazem alusão a uma mulher que é controlada pelo namorado, que a persegue para todo o lado.
Carlota Pereira Marques, actualmente estudante do segundo ano da licenciatura de Artes Plásticas e Multimédia, pela Universidade de Évora, colabora frequentemente com Rafael Soares, realizador, sendo uma das colaborações mais notáveis a curta-metragem “Inferus”, exposta em diversos festivais de cinema internacionais.
Participou também num intercâmbio entre escolas, Portugal - Holanda, onde desenvolveu vários projetos artísticos, no campo das artes plásticas, em ambos os países.
Participou também no Colóquio Juvenil das Artes, em Viana do Castelo, no qual criou um projecto de performance corporal.
Carlota desenvolve também trabalho no campo da moda, como modelo, da fotografia e na interdisciplinaridade das diversas formas de arte.
Esta campanha de sensibilização dá pelo nome de 54' e parte das conclusões de um estudo que revela que "54 minutos" é o tempo livre que cada mulher tem para si durante as 24 horas de um dia.
Este e outros dados podem ser lidos As mulheres em Portugal, hoje, publicação editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.
“O 54' tem como objectivos principais promover a minimização e eliminação de comportamentos violentos e de representações e estereótipos subjacentes à violência contra as mulheres e promover mudanças de atitudes e comportamentos com vista à valorização do respeito e igualdade”, explica Catarina Dias, secretária da Junta de Marrazes e responsável pelo projecto, que tem o apoio do Município de Leiria.
A campanha é o resultado de um desafio lançado a 54 pessoas, colectivos e instituições do campo artístico, maioritariamente, da área de abrangência da Rede Cultura 2027, da intervenção social e outros de destaque e relevo na comunidade.
Durante os 54 dias de duração da campanha, serão apresentados novos filmes.