Sociedade

Paulo Lameiro lembra que a luta contra a violência está nos pequenos gestos

10 out 2020 14:07

União de Freguesias de Marrazes e Barosa publica hoje o quinto vídeo

Clique em cima da imagem para ver o vídeo

A União de Freguesias de Marrazes e Barosa, no concelho de Leiria, lançou hoje o terceiro vídeo da campanha de prevenção da violência contra as mulheres e violência doméstica, a que o Jornal de Leiria se associou.

Chama-se 54' e parte das conclusões de um estudo que revela que "54 minutos" é o tempo livre que cada mulher tem para si durante as 24 horas de um dia.

Este e outros dados podem ser lidos As mulheres em Portugal, hoje, publicação editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

“O 54' tem como objectivos principais promover a minimização e eliminação de comportamentos violentos e de representações e estereótipos subjacentes à violência contra as mulheres e promover mudanças de atitudes e comportamentos com vista à valorização do respeito e igualdade”, explica Catarina Dias, secretária da Junta de Marrazes e responsável pelo projecto, que tem o apoio do Município de Leiria.

A campanha é o resultado de um desafio lançado a 54 pessoas, colectivos e instituições do campo artístico, maioritariamente, da área de abrangência da Rede Cultura 2027, da intervenção social e outros de destaque e relevo na comunidade. 

Novos filmes serão apresentados diariamente, durante 54 dias.

O vídeo de hoje tem como figura o musicólogo Paulo Lameiro, que deixa palavras sábias contra a violência.
 
Paulo Lameiro é musicólogo, pedagogo, comunicador e criativo português natural de Leiria.
 
Depois de uma breve carreira como barítono, tendo cantado a solo e integrado o Coro do Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, dedicou-se ao ensino e assumiu a direcção de várias escolas de música, nomeadamente o Conservatório Nacional de Lisboa, o Orfeão de Leiria e a Sociedade de Artística Musical em Pousos (SAMP).
 
É especialmente a partir desta sua aldeia natal que desenvolve, desde 1992, projectos de educação e produção artística para a primeira infância, de que se destacam Berço das Artes, Músicos de Fraldas, Concertos para Bebés e Pinhal das Artes.
 
Tem vindo a interessar-se mais recentemente pelas práticas artísticas com a comunidade, de que sobressaem projectos como Ópera na Prisão, com reclusos, Novas Primaveras para pessoas idosas, Il Trovatore ou os Roma do Lis com comunidades de etnia cigana.
 
É coordenador do grupo executivo da Rede Cultura 2027.
De acordo com os dados disponibilizados pela PSP, foram registadas 153 ocorrências de violência doméstica no concelho de Leiria. À semelhança do panorama nacional, 90,10% das situações referem-se a vítimas do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 25 e os 54 anos (72.6%), que se encontram numa relação de conjugalidade ou equiparada com a pessoa agressora (52.2%), refere o Diagnóstico Social do Concelho de Leiria.

O Centro de Atendimento as Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Leiria, desde o início da sua actividade (Fevereiro de 2007) regista, em média, 200 casos novos por ano.

Em 2015, foram registados 214 casos novos, 123 referentes a residentes no concelho de Leiria.