Opinião

O território, o Oeste e o comboio

26 jul 2018 00:00

O trajecto Caldas - Figueira da Foz é directo, sem apeadeiros, e não está contemplada obra alguma no trajecto.

O comunicado do Conselho de Ministros Extraordinário de 14 de julho de 2018 – XXI Governo – República Portuguesa assumiu a valorização do território como um pilar fundamental do desenvolvimento do País.

A República publicou ainda, a par da revisão do programa nacional de políticas de ordenamento do território - PNPOT, mais 62 duas medidas de forma a promover uma prosperidade sustentável.

Despertou-me a curiosidade o que seria, que propostas para o País e em particular para o meu território, Leiria e seu enclave entre Porto e Lisboa? Encontrei documentação extraordinária! O meu entusiasmo chama-se comboio e fui ver o plano FERROVIA 2020.

Na planta apresentada como síntese da proposta global, Leiria não tem apeadeiro e por força da trama da via que a atravessa até o nome lhe foi comido, diz 'eiria'. O trajecto Caldas - Figueira da Foz é directo, sem apeadeiros, e não está contemplada obra alguma no trajecto.

Nos planos estratégicos das Infraestruturas de Portugal 2021-2030 (REFER foi integrada nas Infraestruturas de Portugal - IP SA) o plano propõe prioridade a mercadorias e interoperabilidade, nas linhas anteriormente reforçadas e requalificadas (FERROVIA 2020) e 2031-2050 propõe prioridade à interoperabilidade e ligações de elevado desempenho.

Consultei a estratégia OESTE 2020. Aqui sim a linha do Oeste existe e estão previstas obras de requalificação e reforço da frequência dos movimentos entre as Caldas e Lisboa (85 quilómetros de via nova).

Leiria não consta da lista de concelhos do Oeste, pertence à Beira Litoral com Aveiro e Coimbra. Coimbra e Aveiro estão na linha do Norte, única linha férrea com alguma funcionalidade.

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