Economia
Voz de Sónia Tavares dá forma à nova colecção da S. Bernardo
Perpétua, Pereira & Almeida apresenta novidades em Frankfurt, na feira Ambiente
Através da marca S. Bernardo, a Perpétua, Pereira & Almeida, de Alcobaça, apresenta amanhã e até dia 7 de Fevereiro, a nova Colecção Mosteiro, lançamento que irá decorrer na feira Ambiente, em Frankfurt, na Alemanha.
Este ano, a produtora de cerâmica e de porcelana, que “busca constantemente ser pioneira na criatividade, inovação e design dos seus produtos”, apresenta um colecção que se distingue pela técnica “inovadora” e disruptiva” de concepção de peças, que trabalhou em associação com o designer britânico Mark Lloyd.
O projecto teve início quando Mark Lloyd, fundador da Skopelab, decidiu colocar a sua técnica de captação de sons ao serviço da cerâmica, contactando prontamente a Perpétua, Pereira & Almeida, que aceitou juntar- se ao britânico. E, juntos, os parceiros materializaram a colecção que agora se apresenta na Alemanha.
Na prática, são captados sons e as frequências sonoras são posteriormente trabalhadas num software, que as transforma em formas. As formas entram por sua vez em produção, tornando- se “belíssimas peças de cerâmica”, realça a empresa em nota de imprensa. E para dar vida a uma colecção que desde início quis integrar uma grande componente local e cultural, “que representasse as raízes e as tradições da empresa”, o projecto contou com a colaboração de uma artista de Alcobaça, Sónia Tavares, vocalista dos The Gift, que cantou no interior do mosteiro de Alcobaça.
“A nova colecção é, portanto, um projecto que pretende homenagear e promover o município de Alcobaça e o seu património cultural e artístico numa das feiras mais prestigiadas mundialmente”, frisa a fabricante.
“Se casamentos perfeitos não existem, este anda lá perto, pois conjugando a técnica de Mark, com o conhecimento das designers da casa e profundo know-how da empresa, o resultado materializa-se na nova Coleção Mosteiro, lançada em plena feira Ambiente e que promete apaixonar os visitantes da feira que se realiza em solo germânico”, regozija-se a Perpétua, Pereira & Almeida.
“É inegável o cariz inovador e ambicioso deste projecto, sendo que as possibilidades e perspectivas futuras deste tipo de concepção são praticamente ilimitadas”, entende a Perpétua, Pereira & Almeida, que investiu cerca de 10 mil euros em novos materiais e recursos para que os designers possam desenvolver mais e melhor esta ideia.
Entre os recursos adquiridos estão uma nova impressora 3D e novos softwares, sendo que se prevê que no futuro seja necessário investir em novas áreas e materiais “para que a empresa se possa manter competitiva e na vanguarda da inovação”, adianta a produtora de cerâmica e porcelana.