Sociedade
Vários focos de incêndio preocupam populações de Colmeias e Memória
Apreensão com chamas a rondar as casas
A noite já está cerrada nas freguesias de Colmeias e Memória, mas a preocupação não diminuiu. Com vários focos de incêndio, cujas chamas chegam a tocar terrenos cultivados e outras a dirigirem-se para perto das casas, as populações estão munidas de baldes e mangueiras para tentar enfrentar o fogo.
Percorrendo as localidades, são visíveis as chamas e várias pessoas junto às habitações. Junto a elas estão carros de bombeiros ou militares da GNR.
Sem grandes meios, porque o fogo lavra por vários locais e os bombeiros tentam acorrer a pontos diferentes, os operacionais posicionam-se para proteger pessoas e bens.
Os cães soltos, ladram assustados com o cenário, que dizem os populares nunca visto nesta zona.
Desde o início da tarde que as chamas invadiram as duas freguesias. Vários terrenos arderam. Um lar foi evacuado para proteger os idosos, que foram transportados em várias ambulâncias.
A noite trouxe alguma frescura, mas o terreno seco ajuda o fogo a alastrar. Pelas ruas, vêem-se constantemente veículos de bombeiros a passar.
Pelas 22:30 horas nota-se uma estranha tranquilidade. Tudo parece mais calmo, mas o olhar de quem ainda vê as chamas ao longe e receia que acabem por chegar à sua habitação denuncia ansiedade e agitação.
Na Serra do Branco as chamas ainda consomem mato. Na estrada há cabos caídos, caruma e muitas fagulhas. O fumo torna o ar irrespirável.
No incêndio que se iniciou na Caranguejeira pelas 12:06 horas e que alastrou à Boa Vista, Milagres, Colmeias e Memória, ainda estão no terreno 365 operacionais (informação da página da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil às 22:44 horas).
Esta noite, muitos são os que não vão conseguir dormir. Alguns porque viveram momentos de tensão, outros porque temem ainda as chamas.