Sociedade

Vai de férias? Alerte a polícia para vigiar a sua residência

17 ago 2024 09:00

Entre 1 de Junho e 11 de Agosto, o concelho de Leiria foi aquele que mais furtos registou, com 15 crimes, os mesmos ocorridos no ano passado

vai-de-ferias-alerte-a-policia-para-vigiar-a-sua-residencia
Trinta e cinco pessoas já solicitaram a vigilância das suas casas durante as férias
Ricardo Graça

De 1 de Junho a 11 de Agosto, o Comando Distrital da PSP de Leiria registou 37 furtos em residência, com ou sem arrombamento, escalamento ou chaves falsas, nos sete concelhos da sua área de influência. Menos oito ocorrências comparando com igual período do ano passado.

O Verão é por norma um período de férias, em que os cidadãos se costumam ausentar do seu domicílio durante alguns dias, aumentando o risco de furtos. Para garantir a segurança das residências, a PSP disponibiliza o programa Verão Seguro até ao dia 15 de Setembro.

Os interessados só têm de se deslocar à esquadra da área da sua residência e solicitar a prestação deste serviço gratuito ou fazê-lo através de um pedido em https://veraoseguro.mai.gov. pt/Pages/Home.aspx, explica o comandante distrital em suplência, António Monteiro.

“O programa é operacionalizado pelas tripulações do carro patrulha e das equipas do policiamento de proximidade que, em diferentes horários, verificam as residências indicadas, confirmando que se encontram dentro da normalidade”, acrescenta o responsável.

Nos últimos dois meses e meio, já solicitaram este serviço 35 pessoas, um número bem mais baixo do que os 56 pedidos em 2023. É no concelho da Marinha Grande que a adesão é maior, seguindo-se Leiria.

No concelho da Nazaré não houve qualquer solicitação, informa a PSP. Nazaré Sousa há mais de 18 anos que usufrui deste serviço. Residente na Marinha Grande, foi depois de ter sido assaltada que passou a recorrer à PSP sempre que ia de férias.

“É só preciso informar o período em que estamos ausentes, dar o nome das pessoas que estão autorizadas a ir a nossa casa nesse tempo e avisar a polícia assim que regressamos”, conta Nazaré Sousa.

A cidadã recomenda a adesão ao programa. “Vale mesmo a pena. Ia mais descansada de férias, porque sabia que a PSP me vigiava a casa.” A PSP garante que, até à presente data, não verificou nem teve conhecimento, que alguma das residências que vigia nas férias tenha sido alvo de furto ou outro acto ilícito, durante o período de ausência dos seus proprietários.

Segundo dados divulgados pela PSP ao JORNAL DE LEIRIA, entre 1 de Junho e 11 de Agosto, o concelho de Leiria foi aquele que mais furtos registou, com 15 crimes, os mesmos ocorridos no ano passado.

Na Marinha Grande houve oito furtos, menos cinco, e em Peniche e Caldas da Rainha, quatro cada, verificando-se um aumento de um e dois, respectivamente. Três assaltos ocorreram neste período na Nazaré e dois em Pombal, também uma redução face a 2023. Por outro lado, a PSP regista um crescimento nos furtos em área anexa à residência. Só na Marinha Grande aconteceram 11 dos 15 crimes (+6) deste ano.

Conselhos úteis
PSP recomenda
  • Instalar um alarme
  • Dê uma aparência de actividade à sua residência
  • Não divulgue a estranhos que vai de férias
  • Feche bem as portas e janelas
  • Peça a alguém da sua confiança para a recolher o correio
  • Catalogue os seus objectos de valor, anote os seus números de série e guarde-os em lugar seguro
  • Saia de casa de viagem nas horas com menos movimento
  • Informe o seu vizinho de confiança