Economia
Usar a diáspora para chegar a novos mercados
Projecto Link Lusa pretende criar rede de agentes exportadores
Ampliar o conhecimento de mercados significantes para a diáspora portuguesa, aumentar o nível de informação económica disponível no âmbito da internacionalização e criar condições de maior abertura dos canais de exportação são alguns dos objectivos do Link Lusa, apresentado na semana passada nas instalações da Nerlei, promotora do projecto.
Com esta iniciativa pretende-se “capitalizar o potencial das comunidades emigrantes e luso-descendentes no âmbito da internacionalização das empresas nacionais, através da criação de uma rede de agentes exportadores - personalidades relevantes nas comunidades emigrantes que sejam agentes facilitadores de contactos e troca de informações nas exportações”.
Para isso, “será criada uma rede colaborativa em larga escala que potencie as exportações para países com fortes comunidades emigrantes portuguesas”. Reino Unido, Suíça, França e Alemanha são os países-alvo.
Serão feitos estudos de mercado para exportação para estes destinos, bem como um diagnóstico e análise de informação sobre as comunidades portuguesas aqui residentes.
Entre outras actividades, o Link Lusa prevê um plano de análise e apoio ao exportador, bem como a criação de uma central digital. Nesta será feita a promoção e networking no âmbito da internacionalização, haverá uma bolsa de oportunidades de negócio, apresentação de casos de sucesso e mapeamento de parceiros do projecto.
Caracterizadas por uma “forte identidade cultural” com o país de origem, as diásporas “constituem activos estratégicos potenciais, fundamentais para responder aos novos desafios da globalização”.
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