DEPRESSÃO KRISTIN
Unidade móvel chega às zonas críticas de Leiria
O objectivo é apoiar as populações mais afectadas pela depressão Kristin
Diz o povo que a união faz a força e foi com este sentimento que a Associação Asteriscos/Lobos de Leiria e a Academia Desportiva CCMI, num exemplo de cooperação institucional no desporto local, lançaram o projecto Leiria Unida, uma Unidade Móvel de Intervenção em Crise.
O objectivo é apoiar as populações mais afectadas pela depressão Kristin. Segundo uma nota de imprensa, a iniciativa vai operar através de um camião logístico de alta capacidade, equipado para prestar apoio psicológico, fisioterapêutico e alimentar directamente no terreno.
Articulada com a Protecção Civil, o Município de Leiria e os presidentes das juntas de freguesia, a unidade móvel desloca-se aos locais com maiores carências e identifica as pessoas em situação de isolamento ou trauma extremo. Além do atendimento no local, carrinhas de apoio asseguram a entrega diária de 200 refeições quentes.
O projecto Leiria Unida funcionará durante os próximos 15 dias, operando como um gabinete móvel de crise.
“O itinerário é definido diariamente com base nos dados da Protecção Civil e das sinalizações feitas pelos presidentes de junta, priorizando as freguesias do concelho onde os serviços básicos e o apoio psicossocial ainda não foram repostos”, refere o comunicado.
No terreno estará uma equipa multidisciplinar de psicólogos e técnicos de logística, apoiados por uma rede de parceiros institucionais e privados que se mobilizaram de imediato.
“A escala da destruição exigia uma resposta que ultrapassasse as cores de cada clube. Ao unirmos os Lobos à Academia Desportiva CCMI criámos uma força operacional capaz de desenhar uma ‘experiência de recuperação’ digna”, adianta Raul Testa, presidente da Associação Asteriscos.
Renato Cruz, presidente da Academia Desportiva CCMI, acrescenta que o “desporto ensina-nos que ninguém vence sozinho”.