Sociedade

Tribunal Europeu anuncia decisão no caso dos jovens de Leiria contra países que nada fazem para parar alterações climáticas

1 abr 2024 10:13

Incêndios de 2017, em Portugal mataram, oficialmente, 114 pessoas

tribunal-europeu-anuncia-decisao-no-caso-dos-jovens-de-leiria-contra-paises-que-nada-fazem-para-parar-alteracoes-climaticas
.
fotografia: Ricardo Graça/Arquivo

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) anunciou que irá emitir a sua deliberação no caso que opõe seis jovens portugueses, quatro de Leiria, contra 32 países, entre eles Portugal, por nada fazerem contra as alterações climáticas e violarem o Acordo de Paris.

Segundo a página oficial criada para seguir o caso, o TEDH determinou que a decisão será revelada no dia 9 de Abril, às 9:30 horas (CET) - 8:30 horas de Portugal continental -, em Estrasburgo.

Após o Verão mais quente registado na Europa nos últimos séculos, as alegações dos jovens Cláudia, Mariana e Martim, três irmãos de Leiria, que se juntaram a Catarina, uma amiga também natural da cidade, e ainda a André e a Sofia, residentes em Lisboa, foram ouvidos pelos juízes em Setembro de 2023.

Após testemunharem incêndios florestais devastadores, que mataram mais de 100 pessoas em 2017, e ondas de calor cada vez mais intensas, os jovens portugueses lançaram, a 3 de Setembro de 2020, uma acção sem precedentes contra vários países no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.

O caso recebeu atenção mundial, com mais de seis mil menções na imprensa em 71 países.

O caso dos “jovens requerentes” é simples: "o tempo está a esgotar-se rapidamente para salvaguardar o futuro. Os governos europeus têm o dever legal de tomar medidas muito mais radicais e urgentes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa".

Ler mais: "A minha irmã tem oito anos e gostaria que ela pudesse ter um planeta onde pudesse viver”