Sociedade

Tribunal de Leiria coloca em prisão preventiva três dos seis detidos por tráfico

20 jan 2025 10:25

Operação da PSP de Leiria pôs fim a um grupo de tráfico de droga em Leiria e Porto de Mós, após a detenção de seis pessoas, quatro das quais apanhadas em flagrante delito

tribunal-de-leiria-coloca-em-prisao-preventiva-tres-dos-seis-detidos-por-trafico
Foram apreendidos 37.620 euros em numerário e 245,72 gramas de cocaína
Ricardo Graça

Três dos seis detidos na operação Código da PSP de Leiria vão aguardar o desenrolar do processo em prisão preventiva. O juiz de instrução do Tribunal Judicial de Leiria aplicou-lhes a medida de coacção mais gravosa.

A acção policial da PSP de Leiria pôs fim a um grupo de tráfico de droga em Leiria e Porto de Mós, após a detenção de seis pessoas, algumas com ligações familiares entre si, quatro das quais foram apanhadas em flagrante delito.

O principal suspeito, um homem de 49 anos, que funcionaria como o "orientador", foi também detido durante a acção policial. O grupo, que funcionava como revendedor de droga, raramente utilizava dinheiro vivo. Segundo explicou o comandante da Divisão Policial de Leiria Firmino Rodrigues, o "pagamento era feito por parte do comprador através da criação de um código da plataforma MbWay, que fornecia ao vendedor”.

Com esse código, o vendedor - ou alguém da sua confiança - dirigia-se ao terminal de uma caixa multibanco e levantava o dinheiro, procedendo-se à entrega da droga. “Dava-se o negócio como concluído.”

A operação policial foi o culminar de vários meses de investigação dos agentes da Esquadra de Investigação Criminal e resultou na detenção em flagrante delito de quatro homens, com idades entre os 33 e os 60 anos, nenhum dos quais consumidor final, e logo a seguir um casal, de 76 e 77 anos, dando cumprimento a um mandado de detenção.

Foram ainda constituídas arguidas três mulheres, com idades entre os 16 e os 41 anos, também com ligações familiares diretas ao suspeito principal.

No decorrer da referida operação foram efectuadas três buscas domiciliárias e nove buscas não domiciliárias, a oito veículos e a um armazém na zona de Leiria, que resultaram na apreensão de 37.620 euros em numerário, 245,72 gramas de cocaína (equivalente a 1228 doses), 95,96 gramas de produto de corte, duas armas de fogo (revólver e caçadeira), cartuchos, duas réplicas de revólveres, três balanças de precisão, quatro viaturas ligeiras, dois motociclos, vários telemóveis, entre outros objetos relacionados com a atividade investigada.