Desporto
Treze jogos dão título de campeão de Inverno à União de Leiria na Liga 3
Equipa do Lis lidera série B com sete pontos de vantagem
A União de Leiria vai isolada na caminhada rumo à 2.ª Liga, tendo-se sagrado campeã de Inverno na série B da Liga 3, competição que estreou este ano. O campeonato até começou com a conquista de apenas um ponto. Com Filipe Cândido no comando da equipa, os leirienses estrearam-se fora de casa, com um empate frente ao Torreense.
Mas, a partir de então as vitórias dominaram praticamente todos os jogos da União, que em 13 partidas disputadas contabiliza apenas uma derrota, no terreno do Amora (3-0). Foi o último jogo com Filipe Cândido no banco na Liga 3, já que o técnico saiu para treinar o B-SAD na 1.ª Liga.
A estreia de Bino Maçães pela União de Leiria também se iniciou com um empate, mas o treinador, que já passou pelo Vitória de Guimarães, não conheceu ainda o sabor da derrota na Liga 3. Sem alterar muito daquilo que vinha a ser feito pelo seu antecessor, o técnico tem garantido uma equipa virada para a baliza contrária, com golos e vitórias (apenas soma dois empates em sete jornadas). Os marcos da equipa não se ficam por aqui.
A União de Leiria tem o melhor ataque, com 25 golos marcados e a segunda melhor defesa, com 12 golos sofridos. O avançado Gonçalo Gregório é o melhor marcador de toda a Liga 3, com nove golos. Comparando com a época 2020/21, os leirienses ocupavam precisamente a mesma posição em que estavam no Campeonato de Portugal à 13.ª jornada. A equipa estava em primeiro lugar, com sete pontos de avanço e com as mesmas nove vitórias, três empates e uma derrota.
Se no campeonato as coisas correm de feição, cedo os leirienses deixaram a prova rainha do futebol, tendo sido eliminados pelo Santa Clara, da 1.ª Liga, na terceira eliminatória da Taça de Portugal (2-0). A equipa do Lis tinha entrado na prova na segunda jornada, onde só bateu o Comércio e Indústria na marcação de penalidades.
A Liga 3 está de regresso, com a 14.ª jornada a opor a União de Leiria ao Cova da Piedade, adversário que saiu derrotado do confronto na primeira volta (3-1). O jogo decorrerá no Estádio Municipal da Marinha Grande, cujo acesso está sujeito à apresentação de certificado digital ou de recuperação ou, em alternativa, teste negativo à Covid-19.
Informação actualizada pela União de Leiria às 17 horas.