Economia
Trabalhadores da Sumol+Compal em greve por melhores salários
Paralisação agendada para dia 12 deste mês abrange unidade de Pombal
Os trabalhadores da Sumol+Compal vão estar em greve no próximo dia 12, reclamando, entre outros aspectos, melhores salários e redução faseada da carga semanal para 35 horas.
Estarão concentrados à porta das fábricas de Pombal e de Almeirim, localidade onde haverá também uma manifestação em frente à câmara municipal.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal, “esta decisão deriva da intransigência que a administração tem demonstrado na recusa da séria negociação da carta reivindicativa apresentada pelos trabalhadores”.
“Perante a apresentação das justas reivindicações dos trabalhadores, de onde se destacam a reformulação do escalonamento da tabela salarial, quase totalmente absorvida pelo SMN, e a implementação de perspectivas de progressão de carreira, a administração não tem dado qualquer resposta objectiva, desvalorizando a iniciativa e os próprios trabalhadores”, aponta o sindicato.
Os trabalhadores reclamam a valorização do vencimento base em 150 euros, para todos, “com vista à valorização das funções e invertendo o sentido de perda do poder de compra registado durante a última década por comparação com a taxa de inflação”.
Querem ainda a actualização do subsídio de turno para 25% do salário base, a actualização do pagamento de horas nocturnas e do subsídio de refeição para 7,5 euros, bem como a implementação de 25 dias de férias para todos os trabalhadores sem penalizações.
Entre outras reivindicações, pedem também a redução faseada da carga semanal para 35 horas, “possibilitando aos trabalhadores a melhoria de qualidade da sua vida familiar, conciliando-a com a sua vida profissional, contribuindo para a melhoria dos índices de produtividade da empresa”.